📖 Navegar na Bíblia:
‹

Gênesis 41:28

›
✍️ Por Alberto Adriano·6 de setembro de 2026·⏱️ 19 min de leitura·👁 40 acessos
É o que eu disse a Faraó: Deus mostrou a Faraó o que está para fazer.
Homem jovem em pé diante de um trono, mão erguida em gesto de conclusão, enquanto o rei escuta imóvel numa sala de colunas.

Estudo


É o que eu disse a Faraó: Deus mostrou a Faraó o que está para fazer.

1. Introdução

À primeira vista este versículo não acrescenta nada. José repete, quase palavra por palavra, o que já dissera no versículo 25.

A repetição, porém, está num lugar preciso e faz três coisas.

Fecha o que estava aberto. A decodificação dos símbolos começou na frase do versículo 25 e termina aqui — e daqui em diante José não volta a mencionar vaca nem espiga uma única vez.

Assina o que foi dito. "É o que eu disse a Faraó" é uma frase em primeira pessoa, num discurso que atribuiu tudo a Deus. Ele não some atrás da mensagem.

E troca um verbo. No versículo 25, Deus revelou; aqui, mostrou. Não é a mesma palavra em hebraico, e a diferença entre dizer e fazer ver é o assunto do item 3.

O item 2 trata de uma outra questão que a frase levanta e não resolve: como um hebreu nomeia o seu Deus diante de um rei egípcio, e por que essa maneira de nomear não causaria estranheza nenhuma na sala.

2. Contexto Histórico e Cultural

Como José nomeia o seu Deus diante de um egípcio

Três vezes na interpretação — nos versículos 25, 28 e 32 — José diz "Deus". Nunca diz o nome próprio.

O Gênesis tem esse nome à disposição e o usa com frequência: é o que as traduções portuguesas grafam SENHOR, em maiúsculas. Nos capítulos de José ele aparece, por exemplo, em Gênesis 39:2-3, quando o texto informa que o Senhor estava com ele na casa do egípcio. Nas falas de José diante de Faraó, não aparece uma vez sequer.

O que ele usa é o termo comum para divindade, com artigo: "o Deus". É a palavra genérica, a mesma que o hebraico emprega para deuses em geral quando está no plural.

Há duas leituras possíveis, e não é preciso escolher entre elas. A primeira é diplomática: diante de um rei estrangeiro, o termo geral comunica, e o nome próprio de uma divindade desconhecida obrigaria a uma explicação que ninguém pediu. A segunda é que o termo geral, no Egito, já era suficiente — e aqui está o dado histórico que interessa.

"O deus", no vocabulário egípcio

A literatura de conselhos do Egito, o gênero que os egiptólogos chamam de instruções ou ensinamentos, fala com frequência de "o deus", no singular e sem nome.

Aparece no Ensinamento de Ptahhotep, texto de sabedoria atribuído a um vizir do Império Antigo, e de modo constante no Ensinamento de Amenemope, obra do Império Novo com máximas sobre honestidade, moderação e confiança. Nesses textos "o deus" dá e tira, vê o coração, decide o que os planos humanos não decidem.

Isso não faz do Egito um país monoteísta — o culto era claramente de muitos deuses, com templos, sacerdócios e festas próprias para cada um. O que a expressão indica é outra coisa: existia, na linguagem corrente da sabedoria egípcia, um modo de falar da divindade sem especificar qual, e um egípcio culto entendia essa fórmula sem dificuldade.

A consequência para a cena é concreta. Quando José diz "o Deus mostrou a Faraó", ele usa uma expressão que, para quem ouve, é familiar e não exige tradução. A frase funciona nos dois lados: em hebraico designa o Deus de Israel; em egípcio, cai numa fórmula corrente.

Convém marcar o limite disso. O texto não diz que José escolheu as palavras por diplomacia, e não é possível decidir se a escolha é dele, de quem escreveu o Gênesis, ou de nenhum dos dois. O que se pode afirmar é que a expressão usada não teria soado estrangeira naquela corte, e que o nome próprio do Deus de Israel fica de fora das três frases.

O que a cena não faz é discutir religião. Ninguém pergunta que deus é esse, de onde vem, onde é cultuado, se é maior que os do Egito. Faraó recebe a informação e reage a ela no versículo 38 — e o que ele diz lá é o achado daquele versículo.

3. Análise Teológica do Versículo

“É o que eu disse a Faraó”

Esta é a única frase em primeira pessoa de toda a interpretação. Vale começar por aí.

Do versículo 25 até aqui, José não apareceu como sujeito de nada. Quem revela é Deus; quem sonha é Faraó; as vacas são anos; os anos serão de fome. O intérprete se manteve fora da gramática. Agora ele entra: eu disse.

E o que ele diz de si mesmo é modesto e firme ao mesmo tempo. Não reivindica autoria da mensagem — a atribuição a Deus vem na metade seguinte da mesma frase. Reivindica autoria do enunciado: a formulação é dele, ele a assume, e a põe no seu nome.

A distinção é fina e importa. Um mensageiro que se anula por completo não pode ser cobrado; um mensageiro que assina pode. José põe a própria pessoa entre a mensagem e o rei, e é ele quem responderá se a coisa não acontecer.

Lembre-se de onde ele estava naquela manhã. Sair da masmorra, dizer ao chefe de Estado que vêm sete anos de fome e assinar embaixo não é gesto sem consequência.

O que a repetição está fazendo aqui

A segunda metade do versículo repete quase literalmente o que foi dito no versículo 25. Isso não é falta de assunto.

A frase fecha o que a outra abriu. Entre as duas está toda a decodificação dos símbolos: vacas boas, espigas boas, vacas magras, espigas mirradas. Fora delas, não há mais símbolo nenhum.

E é verificável. Deste versículo em diante, até o fim da fala de José, no versículo 36, não se menciona uma única vez vaca, espiga, haste, junco ou vento. As imagens do sonho desaparecem do texto. O que vem depois é dito em linguagem direta: anos, fartura, fome, terra, alimento, celeiro.

Ou seja: este versículo é uma emenda. Antes dele, José traduz um sonho; depois, descreve um país. É a mudança que torna a fala útil — enquanto se fala de gado, ninguém pode agir.

“Deus mostrou a Faraó”

Aqui está a diferença que a tradução deixa passar, e ela é real: não é o mesmo verbo do versículo 25.

Lá, Deus declarou — pôs a coisa diante do rei, comunicou. Aqui, Deus fez ver. O primeiro verbo é de fala; o segundo, de visão.

A troca corresponde exatamente ao que aconteceu. Faraó não ouviu nada, em nenhum dos dois sonhos. Não houve voz, não houve anjo, não houve palavra. Ele viu — vacas, espigas, o rio, o vento. A mensagem chegou inteira pelos olhos.

Assim, o versículo 25 descreve o efeito da revelação, e este descreve o meio dela. Uma frase diz que a coisa foi comunicada; a outra, como.

Há um segundo detalhe, também invisível em português. No versículo 25, José diz que Deus declarou a Faraó, com a preposição comum de destinatário. Aqui, a construção é outra: Faraó não é o destinatário da ação, é o objeto direto dela. Deus não mostrou algo para Faraó — mostrou Faraó, no sentido de tê-lo feito ver.

A diferença parece técnica e não é. No primeiro caso o rei recebe uma notícia; no segundo, alguém opera sobre ele. Faraó não é apenas quem foi informado: é quem foi levado a enxergar.

Isso ajuda a entender o versículo 8, em que o texto registra o espírito do rei perturbado pela manhã. Quem recebe recado dorme; quem foi feito ver não consegue.

“o que está para fazer”

A expressão volta idêntica à do versículo 25, e o sentido dela — obra com autor, e não previsão de estado — foi tratado ali. Basta notar o que a repetição faz nesta posição.

Ela é a última palavra da parte decodificada. Depois de dizer o que cada imagem significa, José termina lembrando de quem é a obra. A explicação dos símbolos não fica de pé sozinha: abre e fecha com a mesma atribuição, como um documento que traz o mesmo carimbo nas duas pontas.

O limite

Convém não ler no versículo o que ele não traz. Ele não explica por que Deus escolheu mostrar em vez de dizer, não diz se José percebeu a diferença entre os dois verbos, e não afirma que a mudança seja intencional. Que a troca acompanhe o modo como a revelação de fato ocorreu é observação sobre o texto, e é sólida; que ela tenha sido calculada por quem escreveu é hipótese razoável, não fato demonstrado.

4. Pessoas, Lugares e Eventos

José, agora em primeira pessoa

É o único momento da interpretação em que ele fala de si. Até aqui vinha sendo apenas a voz que explica; neste versículo assume a explicação como coisa sua.

Vale medir a posição dele naquele instante. Não tem cargo, não tem nome egípcio, não tem autoridade nenhuma. É um estrangeiro preso, tirado da cela há menos de uma hora. E acaba de dizer ao rei que o país terá sete anos de fome.

Faraó, como objeto do verbo

O rei aparece duas vezes na frase, e nas duas como alguém sobre quem se agiu: foi a ele que José falou, e foi ele que Deus fez ver.

Em todo o trecho que vai do versículo 25 ao 32, Faraó não faz nada. Não pergunta, não responde, não ordena. Sonhou, contou e agora ouve. Só voltará a agir no versículo 38.

Os sonhos, encerrados

Este versículo é o último a tratar do material onírico. As quatro séries de sete — vacas boas, vacas magras, espigas cheias, espigas mirradas — foram todas identificadas nos dois versículos anteriores, e não reaparecem.

Vale registrar o alcance disso. Os sonhos ocuparam vinte e quatro versículos do capítulo, contados duas vezes. Foram liquidados em quatro.

A partir do versículo seguinte o tema deixa de ser o que Faraó viu e passa a ser a terra: nela haverá fartura, sobre ela virá a fome, e ela será consumida.

5. Pontos de Ensino

Assinar o que se diz

José atribui o conteúdo a Deus e assume a formulação como sua. São duas coisas separadas, e ele não usa a primeira para escapar da segunda.

É o contrário de um vício comum em quem fala em nome de outro — atribuir a mensagem a uma instância superior e, com isso, ficar imune a qualquer cobrança. Quem diz "não sou eu quem fala" costuma estar dispensando a si mesmo de responder. José faz o oposto: diz de quem é a obra e põe o próprio nome no recado.

Fechar antes de abrir outra coisa

A frase encerra a interpretação dos símbolos antes que a fala mude de assunto. José não emenda uma coisa na outra: dá o trabalho por concluído e só então segue.

Sem esse fechamento, tudo o que vem a partir do versículo 29 seria lido como parte da decodificação. Com ele, o que vem depois se distingue — e é essa separação que permite ver, mais adiante, onde termina o que foi pedido e começa o que não foi.

Deus mostra, e não apenas informa

O verbo do versículo é de visão. Faraó não ouviu um recado: foi feito enxergar, e por isso acordou perturbado. Há uma diferença de peso entre saber de uma coisa e ter visto essa coisa, e o texto a marca na escolha do verbo.

Falar a linguagem de quem ouve

José usa o termo comum para Deus, que um egípcio entenderia, e não o nome próprio, que exigiria explicação. Não abre mão do conteúdo — a mensagem continua sendo que Deus fez aquilo. Apenas a diz de um modo que chega.

6. Aspectos Filosóficos

O versículo levanta uma questão que a teoria do conhecimento nunca resolveu de todo: quase tudo o que sabemos, sabemos porque alguém nos disse.

Faraó não tem como verificar coisa alguma. Não pode conferir a interpretação contra fato nenhum, porque os fatos ainda não existem. Tudo o que possui é um homem afirmando "é o que eu disse".

A dificuldade é que esse é o estado normal do conhecimento humano, e não uma exceção da cena. Ninguém confere pessoalmente a data da própria certidão de nascimento nem a composição de um remédio. Aceitar o que outros dizem não é atalho da razão: é a base de quase todo o resto.

O que o versículo mostra é que quem fala pode aumentar ou diminuir o peso do próprio testemunho. José faz duas coisas nessa direção: assume a formulação em primeira pessoa, em vez de escondê-la atrás da fonte, e diz de onde vem o conteúdo, sem se apresentar como origem dele. Assinar e não se apropriar são gestos opostos, e ele faz os dois na mesma frase.

Isso não prova que ele esteja certo, e convém dizê-lo. Um mentiroso também pode assinar. O que muda é que a afirmação passa a ter dono, e afirmação com dono é a única espécie que se pode cobrar depois.

7. Aplicações Práticas

Dizer de onde vem, e assinar assim mesmo

A aplicação mais direta do versículo é para quem transmite informação que não produziu: médico com laudo de laboratório, advogado com jurisprudência, técnico com relatório de terceiros.

Há duas fugas possíveis, e as duas são ruins. Uma é apagar a fonte e deixar que a competência pareça própria. A outra é esconder-se atrás da fonte — "o exame diz", "a norma manda" — para não responder por nada. José faz o caminho do meio: aponta a origem e assume a formulação.

Fechar um assunto antes de abrir o próximo

Quem explica costuma emendar tópicos sem sinalizar a passagem, e o ouvinte perde a conta do que já foi respondido. Uma frase de fechamento — "isto é o que eu disse" — custa cinco segundos e organiza tudo o que vem depois.

Vale sobretudo quando o que vem depois é de outra natureza. José vai passar da explicação para a descrição e, mais adiante, da descrição para a proposta. Cada mudança dessas fica mais clara com uma emenda visível.

Falar de modo que o outro entenda

José escolhe um termo que o interlocutor reconhece, sem mudar o que está afirmando. É adaptação de linguagem, não de conteúdo — e a diferença entre as duas coisas é a linha que separa comunicar de ceder.

8. Perguntas e Respostas Reflexivas

Por que José repete o que já tinha dito?

Porque a frase marca o fim de uma parte. Ela fecha a decodificação dos símbolos, e dali em diante o vocabulário do sonho desaparece da fala. O texto não explica a repetição; a função dela se percebe pelo que vem antes e pelo que vem depois.

A mudança de "revelou" para "mostrou" pode ser só variação de estilo?

Pode. O hebraico troca sinônimos com frequência, e nenhuma conclusão se sustenta apenas na troca. O que dá peso a esta é a correspondência com os fatos: o rei viu, não ouviu. Ainda assim, é leitura plausível, não demonstração.

Por que José não diz o nome do seu Deus?

O texto não informa. Registra que ele usa três vezes o termo comum e nenhuma o nome próprio, nas três frases em que atribui a revelação. As explicações possíveis — cortesia diplomática, uso corrente da corte, escolha de quem escreveu — não se decidem pelo versículo.

Faraó tinha motivo para acreditar nele?

Nenhum que fosse verificável. Havia o testemunho do chefe dos copeiros sobre um caso anterior, contado no versículo 13, e mais nada. É por isso que a reação do rei, no versículo 37, é um dos pontos difíceis do capítulo.

Assinar a mensagem não contradiz o "não sou eu" do versículo 16?

Não, e a diferença é de objeto. Lá ele nega ser a fonte da resposta; aqui assume ser o autor da formulação. É possível recusar o crédito pelo conteúdo e responder pela forma — e é exatamente isso que faz de alguém um intérprete, e não um oráculo.

9. Conexão com Outros Textos

O verbo "fazer ver", na linguagem das visões

Amós 7:1 — "Assim me fez ver o Senhor Deus, e eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebentar da erva serôdia."

Amós 8:1 — "Assim me fez ver o Senhor Deus, e eis que vi um cesto de frutos do verão."

O mesmo verbo hebraico deste versículo, e no mesmo uso: a revelação que chega pelos olhos, não pelos ouvidos. Amós abre quatro visões seguidas com essa fórmula.

Jeremias 24:1 — "O Senhor me fez ver, e eis dois cestos de figos, postos diante do templo do Senhor."

Zacarias 3:1 — "E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor."

Em todos esses casos quem é feito ver é um profeta de Israel. Aqui é um rei egípcio.

Deus fala em sonhos e visões

Números 12:6 — "Se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele."

O texto que define os dois canais. Faraó recebeu pelo segundo, sem ser profeta e sem pedir.

Anunciar antes que aconteça

Isaías 48:5 — "Por isso, to anunciei desde então e to fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas."

A antecedência aqui tem função de prova. Em Gênesis 41 ninguém enuncia esse argumento, mas o capítulo o executa: a interpretação será conferida pelos anos que vêm.

Quem transmite e assume o que transmitiu

1 Samuel 3:18 — "Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu."

Uma criança comunica a um sacerdote a ruína da própria casa. Como aqui, a mensagem é dura, é de outro, e mesmo assim é dita por inteiro e em nome próprio.

10. Original Hebraico e Análise

Texto em português

É o que eu disse a Faraó: Deus mostrou a Faraó o que está para fazer.

Texto hebraico

הוּא הַדָּבָר אֲשֶׁר דִּבַּרְתִּי אֶל־פַּרְעֹה אֲשֶׁר הָאֱלֹהִים עֹשֶׂה הֶרְאָה אֶת־פַּרְעֹה׃

Transliteração

hu' ha-davar 'asher dibbarti 'el-Par'oh; 'asher ha-'Elohim 'oseh her'ah 'et-Par'oh.

Análise palavra por palavra

הוּא הַדָּבָר — hu' ha-davar, "isto é a palavra", "esta é a coisa".

Davar é uma das palavras mais úteis do hebraico e uma das mais difíceis de traduzir, porque significa as duas coisas ao mesmo tempo: palavra e coisa, o que se diz e o que existe.

Os dez mandamentos são, em hebraico, as "dez palavras"; em Gênesis 15:1, a palavra do Senhor vem a Abrão; em Gênesis 24:9, o servo jura "sobre esta coisa". É o mesmo termo nos três casos.

Essa dupla face faz a frase funcionar. José pode estar dizendo "é isto o que eu disse" ou "é esta a coisa de que falei", e as duas leituras valem ao mesmo tempo: na língua, a palavra dita e o acontecimento anunciado são a mesma categoria.

אֲשֶׁר דִּבַּרְתִּי — 'asher dibbarti, "que eu falei".

Dibbarti é primeira pessoa do singular, no passado, do verbo dibber, falar, na forma intensiva chamada Piel.

Repare que o verbo e o substantivo anterior vêm da mesma raiz: davar e dibber. Literalmente, "esta é a palavra que eu palavreei". O hebraico gosta dessa figura e a usa para dar ênfase — o objeto repete a raiz do verbo que o rege.

É o único verbo em primeira pessoa de toda a interpretação, do versículo 25 ao 32. Vale conferir: nas oito frases desse trecho, nenhum outro verbo tem José como sujeito.

אֶל־פַּרְעֹה — 'el-Par'oh, "a Faraó".

Preposição de direção. José falou em direção a Faraó — o rei é o destinatário da fala dele.

Guarde-se essa preposição, porque no fim da frase o hebraico usa outra construção para o mesmo rei, e a diferença é o achado do versículo.

אֲשֶׁר הָאֱלֹהִים עֹשֶׂה — 'asher ha-'Elohim 'oseh, "aquilo que o Deus está fazendo".

Bloco idêntico ao do versículo 25, com o mesmo particípio de ação em curso e o mesmo termo com artigo. O sentido foi tratado ali.

A única diferença é que aqui falta a partícula de objeto direto que lá abria o bloco. É variação sem consequência de sentido.

הֶרְאָה — her'ah, "fez ver", "mostrou". Raiz ra'ah, ver, na forma causativa chamada Hiphil.

Esta é a palavra que muda em relação ao versículo 25.

Lá o verbo era higgid, declarar, tornar manifesto — verbo de comunicação. Aqui é her'ah: pegar alguém e fazê-lo enxergar. A forma causativa é literal — não "ver", mas "provocar a visão em outro".

É o verbo padrão das visões proféticas. Amós abre quatro delas com hir'ani, "fez-me ver", em Amós 7:1, 7:4, 7:7 e 8:1. Jeremias usa a mesma construção em Jeremias 24:1. Nesses textos, quem é feito ver é sempre um profeta de Israel.

E a escolha corresponde ao que aconteceu na história. Nos dois sonhos de Faraó não há uma palavra dita: não fala Deus, não fala anjo, não fala voz alguma. Há apenas imagem. O verbo de visão descreve o que de fato se passou.

אֶת־פַּרְעֹה — 'et-Par'oh, "a Faraó", como objeto direto.

Aqui está o detalhe fino do versículo.

No versículo 25, José disse que Deus declarou le-Far'oh, com a preposição de destinatário. Neste, a partícula 'et marca Faraó como objeto direto do verbo.

Traduzido ao pé da letra, não é "mostrou para Faraó": é "fez Faraó ver". O rei não está na posição de quem recebe algo; está na posição de quem sofre a ação do verbo. A construção causativa do hebraico funciona assim — quem é levado a fazer alguma coisa entra como objeto de quem o leva.

A distância entre as duas frases, portanto, é maior do que o português deixa ver. Uma diz que a mensagem foi entregue ao rei. A outra diz que o rei foi trabalhado por ela.

11. Conclusão

Do que foi dito, tira-se o seguinte.

O versículo é uma emenda, e não um refrão. Ele fecha a parte em que o sonho é traduzido. Depois dele, nem vaca nem espiga nem vento voltam a aparecer na fala de José: o que segue é dito em linguagem direta, sobre anos, alimento e terra. Quem lê a repetição como falta de assunto perde o corte mais importante do discurso.

O intérprete assina. Em oito frases de interpretação, este é o único verbo que tem José como sujeito. Ele atribui o conteúdo a Deus e assume a formulação como sua, e não usa a primeira coisa para se livrar da segunda. É a diferença entre um mensageiro que responde pelo que disse e um que se esconde atrás de quem o mandou.

A revelação chegou pelos olhos. A troca de verbo entre o versículo 25 e este acompanha o que de fato se passou: Faraó não ouviu nada em nenhum dos sonhos. E a construção hebraica vai além do português — o rei não é o destinatário da ação, é o objeto dela. Não lhe mostraram algo; ele foi feito ver. Isso explica melhor o espírito perturbado da manhã seguinte do que qualquer suposição sobre o temperamento do homem.

E a linguagem foi ajustada sem que o conteúdo cedesse. José usa o termo genérico para Deus, que a corte entendia, e não o nome próprio, que exigiria explicação. Continua afirmando exatamente o que afirmaria em qualquer outro lugar. Adaptou a palavra, não a tese.

Terminada a tradução dos símbolos, sobra o país. É dele que a fala passa a tratar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Gênesis 41:28

Seu comentário passa por moderação antes de aparecer.

A Bíblia Comentada
© A Bíblia Comentada 2026. Design by Top Level
📖 Versículos comentados
Bíblia2.888 / 31.102 9,29%
Antigo Testamento2.114 / 23.145 9,13%
Novo Testamento774 / 7.957 9,73%