📖 Navegar na Bíblia:
‹

Gênesis 43:32

›
✍️ Por Alberto Adriano·7 de setembro de 2026·⏱️ 38 min de leitura·👁 50 acessos
Serviram-no à parte, e a eles à parte, e à parte os egípcios que comiam com ele; pois os egípcios não podem comer com os hebreus, porque isso é abominação para eles.
Salão de uma casa egípcia ao meio-dia, com três grupos separados à refeição: José sozinho à sua mesa, os onze irmãos hebreus reunidos de um lado e os funcionários egípcios do outro.

Estudo


Serviram-no à parte, e a eles à parte, e à parte os egípcios que comiam com ele; pois os egípcios não podem comer com os hebreus, porque isso é abominação para eles.

1. Introdução

Uma refeição, três mesas.

Este é o versículo mais informativo do capítulo sobre o mundo em que a história se passa, e um dos poucos lugares da Bíblia em que o texto interrompe a narrativa para explicar ao leitor um costume estrangeiro. O Gênesis não costuma fazer isso. Aqui faz, e a explicação é dura: os egípcios não podem comer com os hebreus, porque isso é abominação para eles.

Quatro pontos organizam o estudo.

São três mesas, não duas. É o dado que quase todo comentário perde ao resumir a cena como “egípcios de um lado, hebreus de outro”. O texto conta três: José sozinho, os irmãos juntos, os egípcios juntos. José não senta com nenhum dos dois grupos.

A regra é apresentada como fato do mundo, não como decisão de alguém. O verbo é “não podem”, e a frase que o justifica está no presente, como quem descreve um costume vigente. Não é José que separa; é assim que se faz naquele país — pelo menos é o que o texto afirma.

A palavra usada é “abominação”. O termo que a Bíblia hebraica reserva para o que Deus detesta aparece aqui do lado egípcio e com Israel no lugar do detestado. O item 10 mostra o que isso significa no vocabulário do livro; a consequência para a leitura está no item 3.

Existe uma fonte antiga sobre o assunto, e ela precisa ser usada com cuidado. Heródoto descreve, no livro II das Histórias, um comportamento egípcio muito parecido em relação aos gregos. O item 2 trata dela, dos limites dela e do que as fontes egípcias efetivamente mostram.

O item 6 leva a cena ao problema geral que ela contém: por que comida, e não outra coisa, é o material com que os grupos humanos desenham a própria fronteira. Foi a pergunta de Mary Douglas.

2. Contexto Histórico e Cultural

Este versículo faz uma afirmação verificável sobre o Egito antigo, e é honesto tratá-la como afirmação: os egípcios não podiam comer com estrangeiros. Vale examinar o que existe fora da Bíblia a favor e contra.

A passagem de Heródoto que trata disso

A fonte antiga que os comentários citam há séculos é o historiador grego Heródoto, que viajou pelo Egito no século V antes de Cristo e dedicou ao país o segundo livro das suas Histórias.

Convém dizer de que trecho se trata, porque não é o mesmo já usado nesta obra. O estudo de Gênesis 41:14 recorre ao livro II, capítulos 36 e 37, sobre o hábito egípcio de raspar o corpo — outro assunto, outro capítulo. O que interessa aqui é o capítulo 41, e ele fala de comida.

O que Heródoto escreve é o seguinte. Os egípcios sacrificam bois e bezerros, mas nunca vacas: a vaca é consagrada à deusa Ísis, representada como mulher com chifres de vaca, e por isso é o animal que os egípcios veneram acima de todos. Em seguida vem a frase que importa: por causa disso, nenhum egípcio, homem ou mulher, beijaria um grego na boca, nem usaria a faca, o espeto ou o caldeirão de um grego, nem provaria a carne de um animal puro que tivesse sido cortada com faca grega.

Repare no mecanismo, porque ele é preciso e é frequentemente mal resumido. A impureza não está na pessoa do estrangeiro em si — está na cadeia de contato da comida. O que contamina é o utensílio: a faca que já cortou uma vaca, o caldeirão que já cozinhou carne proibida. O grego é evitado porque come vaca, e tudo o que ele tocou passa a carregar o problema.

O resultado prático, no entanto, é o do versículo: um egípcio não se senta para comer com um estrangeiro.

Três limites, e nenhum deles é pequeno

O tempo. Heródoto escreve por volta de 440 antes de Cristo. A época em que o Gênesis situa José é anterior em algo próximo de mil anos. Usar um viajante grego do século V para descrever a mesa de um governador do segundo milênio é o mesmo que descrever o Brasil colonial com um relato de hoje: pode acertar, e não prova nada.

O objeto. Heródoto fala de gregos, e por um motivo específico — o boi. Nada no capítulo 41 menciona hebreus, semitas ou asiáticos, e o motivo que ele dá não se aplica automaticamente a eles.

A confiabilidade. Heródoto é um estrangeiro que anotou o que lhe contaram guias e sacerdotes, muitas vezes por intérprete, e a egiptologia o corrige em vários pontos. Ele é testemunho valioso e não é documento oficial.

Some os três e sobra a conclusão honesta: não existe texto egípcio que diga “não comemos com estrangeiros”. A afirmação mais antiga e mais clara dessa regra que a Antiguidade nos deixou é justamente este versículo do Gênesis — e ela vem do lado hebreu, não do egípcio. Isso não a torna falsa; torna-a não confirmada de fora.

O que as fontes egípcias mostram de fato

Elas não confirmam a regra, mas mostram o material com que uma regra dessas se faria.

O Egito tinha uma palavra própria para “aquilo que se abomina”: bwt (transliteração convencional de um termo egípcio que se traduz por “abominação”, “tabu” — o que um deus ou uma pessoa detesta e não deve ser tocado, comido ou feito). O termo é comum nos textos religiosos e funerários, e o conteúdo dele varia de lugar para lugar.

É esse o ponto interessante. O tabu alimentar egípcio não era nacional, era local. Um peixe proibido numa província era comido na vizinha; um animal sagrado num nomo — cada uma das quarenta e poucas províncias em que o Egito se dividia — era caça em outro. Plutarco, muitos séculos depois, ainda registra brigas entre cidades egípcias por causa de animais que umas comiam e outras adoravam.

Some-se a isso o que se sabe da pureza sacerdotal: banhos várias vezes ao dia, roupa de linho, proibição de certos alimentos, cuidado obsessivo com o que entra e o que toca o corpo.

A conclusão possível é esta, e ela é mais forte do que parece: a estrutura que o versículo descreve — comida como fronteira, marcada pela palavra “abominação” — é uma estrutura reconhecidamente egípcia. A regra específica sobre hebreus não está documentada; o tipo de regra está, e em abundância.

O lugar do estrangeiro na cabeça egípcia

Há um segundo pano de fundo, e ele é ideológico.

A arte e os textos oficiais do Egito representam os povos vizinhos de um modo fixo. Existe uma expressão consagrada, os “nove arcos”, que designa em bloco os inimigos tradicionais do país — e as imagens de faraó costumam pôr esses nove arcos debaixo das sandálias dele, ou nos degraus do trono, para que sejam literalmente pisados. Os asiáticos, grupo em que os egípcios encaixariam os irmãos de José, aparecem nos textos reais acompanhados de adjetivos de desprezo padronizados.

Isso não é ódio pessoal, é doutrina do Estado: o Egito é a ordem, o que está fora é a desordem, e o rei existe para manter a segunda longe da primeira.

E, no entanto, o Egito estava cheio de estrangeiros

Aqui entra a nuance que impede uma leitura simplória, e ela é decisiva para entender a cena.

O Egito do segundo milênio empregava semitas em grande número. Papiros administrativos trazem listas de servos domésticos com nomes semíticos — material já examinado no estudo de Gênesis 39:1. Havia soldados estrangeiros, intérpretes de ofício, comerciantes, e, no fim do Império Médio, o delta chegou a ser governado por dinastias de origem asiática.

Ou seja: o estrangeiro trabalhava dentro da casa egípcia, dormia nela, cozinhava nela — e não comia com os donos.

Essa combinação, longe de ser contraditória, é típica das sociedades organizadas por pureza ritual. A exclusão não é econômica nem social; é de mesa. Convive-se, negocia-se, emprega-se, e a fronteira se mantém exatamente no ponto em que a comida entra no corpo.

O próprio José é a prova viva disso. Ele é hebreu, governa o país, tem nome egípcio e é casado com a filha de um sacerdote (Gênesis 41:45). Nada disso o impede de subir; e, no versículo, nada disso o põe à mesa dos egípcios.

Comer junto, no Oriente Próximo, é fazer aliança

Falta um dado, e sem ele a separação parece só desconforto.

Naquele mundo, sentar-se à mesma mesa não era convivência social — era ato com valor de compromisso. Os pactos se selavam comendo: Isaque e Abimeleque comem e bebem antes de jurar (Gênesis 26:30), Jacó e Labão comem sobre o monte de pedras que marca o acordo entre eles (Gênesis 31:54). Quem partilha comida entra numa relação de obrigação mútua.

Por isso o versículo diz mais do que uma regra de higiene ou de gosto. Três mesas separadas são três recusas de aliança, num almoço em que todos os presentes têm interesse em fazer aliança. E o anfitrião, que sozinho poderia atravessar essa fronteira nos dois sentidos, come sozinho.

Um detalhe que o texto deixa escapar

Vale registrar: os irmãos comeram. A separação não impede o alimento, impede o convívio. Eles recebem comida da casa e da própria mesa de José (Gênesis 43:34), e comem bem — apenas noutro canto da sala.

É a forma mais exata da coisa: hospitalidade completa, fronteira intacta.

3. Análise Teológica do Versículo

“Serviram-no à parte, e a eles à parte, e à parte os egípcios que comiam com ele”

Leia devagar e conte: são três.

A maior parte dos resumos desta cena fala em duas mesas, egípcios de um lado e hebreus do outro. Não é o que está escrito. O texto lista três lugares, e a expressão “à parte” aparece três vezes na mesma linha — uma para cada grupo.

O primeiro “à parte” é o de José. Ele é o dono da casa, o anfitrião, o homem que acabou de mandar servir; e come sozinho.

José não senta com nenhum dos dois grupos. Esse é o dado do versículo, e ele é o mais fácil de perder, porque não há explicação nenhuma para ele. O texto dá o motivo da separação entre egípcios e hebreus. Não dá motivo nenhum para a mesa solitária de José.

Há duas leituras correntes, e convém dizer de quem são.

A primeira é de protocolo, e vários comentaristas antigos a adotam: um homem daquela posição comia sozinho, e isso bastaria. A iconografia egípcia ampara a leitura — o dono do túmulo aparece em escala maior, à sua própria mesa, diante dos demais. Nesse caso a solidão de José não significa nada além do cargo dele.

A segunda é de identidade. José está entre dois grupos e não pertence inteiramente a nenhum: hebreu de nascimento, egípcio de nome, de casa, de língua pública e de função. A mesa dele seria o retrato exato disso.

Nenhuma das duas está no texto. E é preciso registrar uma terceira possibilidade, menos elegante e igualmente séria: pode ser apenas o modo como aquela casa servia refeições, sem significado nenhum. O Gênesis não permite decidir.

Há ainda um detalhe que impede conclusões apressadas. O versículo não diz que José ordenou a separação. A ordem dele, no versículo anterior, tem duas palavras e é sobre o almoço; quem “serviu” são os criados, num verbo sem sujeito nomeado. Toda leitura que faça das três mesas um gesto calculado de José está acrescentando um sujeito que a frase não tem.

“os egípcios que comiam com ele”

A expressão é estranha e vale parar nela.

Os egípcios são identificados como “os que comiam com ele” — e, na mesma linha, estão sentados à parte. Comem com José e não comem com José. A frase nomeia um grupo por uma proximidade que ela mesma acaba de negar.

O que isso descreve, na prática, é a corte doméstica de um governante: os funcionários que participam da refeição do chefe, que estão no mesmo salão e à disposição dele, sem nunca partilhar a mesa. É uma hierarquia inteira contida numa expressão de três palavras.

E há a consequência sobre a solidão dele. Se nem os egípcios da casa comem com ele, então a separação de José não se explica pela presença dos hebreus. Ele comeria sozinho de qualquer maneira.

“pois os egípcios não podem comer com os hebreus”

Duas coisas nesta frase merecem atenção, e a segunda é a decisiva.

A primeira é quem fala. Não é José, não são os irmãos, não é um criado. É o próprio texto que se dirige ao leitor e explica um costume — coisa que o Gênesis faz pouquíssimas vezes. A explicação supõe um leitor que não conhecia a regra, ou que precisava ser lembrado dela.

A segunda é o verbo. Está escrito que eles não podem, e não que não querem, não gostam ou evitam. A diferença é grande. “Não querem” descreveria preconceito; “não podem” descreve impossibilidade, do mesmo tipo com que se diz que um sacerdote não pode tocar um cadáver.

É a linguagem da proibição religiosa, e ela tem um efeito curioso: retira a coisa do campo da vontade. Ninguém ali está sendo grosseiro. A regra existe antes de qualquer um dos presentes, e nenhum deles poderia suspendê-la mesmo que quisesse — nem o governador do Egito.

Repare, de passagem, no termo escolhido para os irmãos: “os hebreus”. É a palavra com que os egípcios designam essa gente na história de José, sempre de fora e nunca com simpatia (Gênesis 39:14 e 41:12). O item 10 trata dela.

“porque isso é abominação para eles”

Esta é a frase mais pesada do capítulo, e o peso dela só aparece quando se sabe o que a palavra “abominação” faz no resto da Bíblia.

É o termo técnico do repúdio. A Torá o usa para o que Deus detesta e para o que Israel deve manter fora: os alimentos proibidos (Deuteronômio 14:3), os ídolos e o que se ganha com eles (Deuteronômio 7:25-26), a idolatria, certas práticas sexuais, o peso falso na balança (Provérbios 11:1). Quando esse termo aparece, há uma fronteira sendo traçada e alguém está do lado de fora.

Aqui a fronteira é egípcia, e quem está do lado de fora são os filhos de Jacó.

Vale medir a inversão com calma, porque ela é rara. O livro que vai ensinar Israel a separar o puro do impuro, a recusar a mesa dos outros e a chamar de abominação o que não entra na aliança — esse mesmo livro mostra primeiro os antepassados de Israel sentados no canto de uma sala egípcia, classificados exatamente com essa palavra.

E o Gênesis não comenta. Não protesta, não ironiza, não acha graça, não tira lição. Informa e passa para o versículo seguinte, onde o assunto já é outro.

Esse silêncio precisa ser respeitado. A leitura moral disponível — “assim Israel aprende como é estar do outro lado da regra” — é boa e é do leitor. O texto não a formula, e não há nada no capítulo que sugira que ele a tenha em mente.

Registre-se ainda que esta não é a única vez. A Torá diz três vezes que alguma coisa ligada a Israel é abominação para o Egito: aqui, a comida partilhada; em Gênesis 46:34, os pastores de ovelhas; em Êxodo 8:26, o sacrifício que Israel oferece. Nos três casos o incômodo é do lado egípcio, nos três o texto informa sem julgar, e nos dois seguintes a informação vira instrumento — José usará o costume egípcio para conseguir que a família fique em Gósen, e Moisés o usará como argumento diante do faraó. O que aqui é obstáculo, ali é ferramenta. O Gênesis não faz essa ligação; ela se vê lendo os três textos juntos.

O que ninguém, na sala, comenta

É o detalhe mais silencioso do versículo.

Dez homens acabam de ser informados, pela disposição das mesas, de qual é exatamente o lugar deles naquele país. Não reagem. Não há queixa, não há constrangimento registrado, não há pergunta.

E o contraste com o versículo seguinte é gritante: eles ficarão atônitos, olhando uns para os outros, por causa da ordem dos assentos — não por causa da mesa separada. A segregação passa sem espanto; a ordem de nascimento derruba a sala.

O que se conclui daí é modesto e é revelador: para aqueles homens, comer à parte num país estrangeiro era o esperado. O anormal seria o contrário.

A ironia que o texto não desenvolve

Um homem come sozinho porque não é possível sentá-lo em nenhum dos dois grupos. Ele é o único ali que pertence aos dois.

É uma boa frase e é preciso dizer que é do comentarista. O Gênesis põe as três mesas, dá o motivo de uma separação, cala sobre a outra, e segue. Não é possível decidir se a coincidência é intencional.

4. Pessoas, Lugares e Eventos

Os egípcios da casa

Aparecem aqui pela primeira vez como grupo, e é a única vez em todo o capítulo. Não têm nomes, não falam, não agem. Sabemos apenas duas coisas: que faziam a refeição com José e que estavam sentados separados dele e dos hóspedes.

Trata-se, muito provavelmente, do pessoal graduado da casa — o administrador que recebeu os irmãos (Gênesis 43:19), escribas, assistentes, gente do serviço próximo. São eles a plateia diante de quem José precisa manter a compostura conquistada no versículo anterior.

Os hebreus

É assim que o versículo chama os onze filhos de Jacó, e é o nome que os egípcios lhes dão na história inteira. Eles próprios não se chamam assim: quando falam de si, dizem “os seus servos”, “filhos de um mesmo homem”, “homens honestos” (Gênesis 42:11). O nome vem de fora.

São onze à mesa: os dez que desceram no capítulo anterior, mais Benjamim. Simeão está entre eles, solto poucos versículos antes e ainda sem uma palavra.

José, no meio e fora

O único personagem do versículo que tem lugar próprio, e o único que está sozinho.

Convém ter presente a posição real dele, porque o versículo depende disso: governa a distribuição de alimento de um império em plena fome, recebeu do faraó nome egípcio, anel, roupa de linho e colar de ouro (Gênesis 41:42), casou-se com a filha do sacerdote de Om e teve dois filhos no Egito. É, para qualquer observador daquela sala, um egípcio.

E é o único da história que a regra deste versículo não sabe onde colocar.

Ísis, mencionada de longe

Não aparece no texto bíblico, e entra aqui apenas porque a fonte grega que os comentários citam explica a repugnância egípcia pela carne dos estrangeiros pela santidade da vaca, consagrada a essa deusa. É informação de contexto, e o Gênesis não a conhece nem a supõe.

O lugar e a hora

A sala de recepção da casa de José, ao meio-dia (Gênesis 43:16), no segundo ano da fome (Gênesis 45:6). O Gênesis nunca nomeia a cidade em que José governa.

O que este momento é, dentro da história

É o primeiro momento em que os doze — onze irmãos e José — estão juntos num mesmo cômodo desde Dotã. Onze deles não sabem disso. E a única vez em que o texto os reúne assim, ele os põe em três mesas separadas.

5. Pontos de Ensino

A Bíblia descreve o preconceito sem endossá-lo e sem denunciá-lo

Este versículo é um bom teste para o modo como se lê a Escritura. Ele informa uma regra de exclusão, dá o motivo dela e não emite juízo nenhum.

Quem exige do texto uma condenação explícita sai frustrado. Quem conclui do silêncio que o texto aprova a regra também erra — descrever não é aprovar, e o Gênesis descreve muita coisa que não aprova. A lição de método é essa: distinguir o que o livro narra do que o livro defende. Confundir os dois é a origem de boa parte das más leituras da Bíblia.

Israel conheceu a fronteira pelo lado de fora antes de traçá-la

A palavra “abominação”, que a Torá usará dezenas de vezes para marcar o que Israel deve recusar, aparece aqui com Israel no lugar do recusado.

É um dado que merece ficar. Não porque o texto tire alguma moral disso — não tira —, mas porque qualquer leitor que use essa palavra para separar pessoas deveria saber que a primeira vez em que ela aparece na Bíblia separando gente de gente, os antepassados da fé estavam do lado errado da linha.

Hospitalidade e fronteira podem conviver

Os irmãos foram recebidos, tiveram os pés lavados, os animais alimentados, o dinheiro devolvido e comida servida em abundância. E foram postos noutra mesa.

Isso desmonta uma equação simples que se costuma fazer: a de que quem acolhe bem necessariamente aceita, e quem separa necessariamente maltrata. As duas coisas conviveram naquela sala e convivem em muitos lugares hoje. Vale reconhecer o desconforto disso sem apressar a conclusão.

Uma regra pode ser impessoal e ainda assim excluir alguém

Ninguém naquele almoço é acusado de nada. Nenhum egípcio decidiu desprezar os hebreus; a frase diz que eles “não podem”.

É o funcionamento mais comum da exclusão e o mais difícil de enfrentar: quando ela está escrita no costume, não há a quem responsabilizar, e todo mundo se sente cumprindo o dever. O versículo mostra isso com uma precisão que não envelheceu.

Quem pertence a dois mundos costuma comer sozinho

José tem a mesa mais confortável da casa e é o único sem companhia.

O texto não explica por quê, e por isso não se deve carregar demais no ponto. Mas a figura se repete na experiência de muita gente — quem migrou, quem subiu de meio, quem mudou de língua ou de religião — e a observação vale sem forçar o versículo: pertencer a dois lugares costuma custar não pertencer inteiramente a nenhum.

6. Aspectos Filosóficos

O versículo levanta uma pergunta que parece pequena e não é: por que comida?

Grupos humanos se separam de mil maneiras — por língua, por roupa, por casamento, por território, por culto. Mas a fronteira que aparece aqui, e que aparece em quase todas as sociedades conhecidas, é feita de comida. Não é que os egípcios recusem conversar com hebreus, negociar com eles ou empregá-los; recusam comer com eles. A linha passa exatamente pela mesa.

Quem tratou desse problema com mais consequência foi Mary Douglas (antropóloga britânica, 1921-2007), em Pureza e Perigo, de 1966.

O ponto de partida, e o que ele descarta

A tese geral do livro — a de que a impureza é uma questão de classificação, e não de sujeira física — já foi exposta no estudo de Gênesis 31:35, e não se repete aqui. O que interessa neste versículo é o passo seguinte do argumento dela.

Douglas começa eliminando as explicações que todo mundo tenta primeiro.

Higiene não explica. Se a regra fosse sanitária, atingiria o que faz mal, e não atinge: proíbe alimentos inofensivos e libera outros claramente arriscados. Além disso, sociedades sem noção de micróbio não teriam como formular a regra.

Nojo não explica. O nojo varia de povo para povo e de época para época; a regra, dentro de um mesmo grupo, é estável e obrigatória. E há o problema da direção: em geral a pessoa sente repulsa porque a regra existe, não o contrário.

Moral não explica. Ninguém acha que a vaca seja má ou que o porco tenha caráter duvidoso. Não há culpado, não há vítima, não há ato reprovável — e mesmo assim há proibição absoluta.

O que Douglas propõe no lugar

A resposta dela tem duas partes.

A primeira: as regras alimentares são um sistema de classificação, e o que elas rejeitam são os casos que não se encaixam nas categorias com que aquele povo organiza o mundo. Não é o animal que ofende — é a bagunça que ele faz na tabela.

A segunda é a que interessa aqui, e é a mais forte. Douglas observa que o corpo humano funciona, em quase toda cultura, como imagem em miniatura da sociedade. As aberturas do corpo — a boca, sobretudo — recebem a mesma atenção ansiosa que as fronteiras do grupo. Sociedades que se sentem cercadas, minoritárias ou ameaçadas de dissolução produzem regras rígidas sobre o que entra pela boca, porque é ali que o perigo se torna visível e controlável.

Daí a resposta à pergunta inicial. Comida é o material preferido das fronteiras humanas por uma razão física: é a única coisa estrangeira que a gente coloca dentro do corpo, todos os dias, várias vezes, na frente dos outros. Uma regra sobre casamento se aplica uma ou duas vezes na vida. Uma regra sobre a mesa se aplica ao almoço de hoje, e ela é pública. Quem se senta e quem não se senta fica visível para a sala inteira, sem que ninguém precise dizer uma palavra.

É exatamente o que este versículo mostra. Ninguém proclama nada, ninguém é ofendido em voz alta, ninguém precisa explicar a regra aos presentes. A disposição das mesas já disse tudo.

A inversão que o versículo produz

Há uma coincidência que vale registrar e que não é ironia forçada.

O capítulo mais célebre de Pureza e Perigo é dedicado às leis alimentares de Israel — os animais puros e impuros de Levítico 11 e Deuteronômio 14. Foi analisando o sistema israelita que Douglas construiu a explicação que hoje se aplica a qualquer sistema de pureza.

Neste versículo, a máquina que ela descreveu está funcionando contra Israel. São os antepassados do povo das leis de pureza que estão do lado de fora de uma regra de pureza alheia, classificados com a mesma palavra que eles próprios usarão depois.

O que Douglas ajuda a ver, aqui, é que não se trata de má vontade egípcia. Trata-se do mesmo mecanismo, rodando noutro sentido — e, se ele é inteligível quando Israel o opera, é inteligível quando o Egito o opera contra Israel.

Os limites

Três, e todos importam.

O primeiro é que a própria Douglas mudou de ideia. Mais de trinta anos depois, em outro livro sobre Levítico, ela revisou boa parte da leitura que a tornou famosa e passou a considerá-la insuficiente. Citar a tese de 1966 como se fosse consenso estabelecido seria desonesto: ela é influente, é discutida, e a autora foi a primeira a criticá-la.

O segundo é que a explicação de Douglas é de tipo funcional — diz para que serve a regra, não por que ela nasceu naquela forma. É uma resposta ao “como funciona”, e não ao “de onde veio”.

O terceiro é o de sempre. O Gênesis não está fazendo antropologia. Ele registra um costume, informa o motivo alegado e segue adiante; a pergunta “por que comida?” é do leitor, e a resposta oferecida aqui é de uma pesquisadora do século XX. Nada no texto sugere que ele tenha alguma teoria a respeito.

7. Aplicações Práticas

A cena tem aplicação direta, e ela é incômoda dos dois lados.

A mesa continua sendo o lugar onde as fronteiras aparecem

Vale olhar para o próprio ambiente com esse versículo na mão. Quem almoça com quem no refeitório da empresa. Quem senta com quem na cantina da escola. Quem é convidado para a casa e quem só é atendido na sala. Quem come na cozinha.

Nada disso costuma ser dito em voz alta, e é justamente esse o ponto: a separação de mesa dispensa declaração. Ela se executa sozinha, todos os dias, e quem está do lado de dentro raramente percebe que existe.

A pergunta prática, portanto, não é “eu tenho preconceito?”. É mais concreta e mais difícil de escapar: quem se senta comigo? A resposta costuma ser mais informativa do que qualquer autoavaliação.

Receber bem não é o mesmo que incluir

Os irmãos foram tratados com generosidade e postos noutra mesa. As duas coisas aconteceram no mesmo almoço.

É a aplicação mais útil do versículo, porque a confusão entre acolhimento e inclusão é comum e sincera. Igrejas, empresas e famílias podem ser hospitaleiras com alguém — atender, servir, tratar com cortesia — e manter esse alguém permanentemente fora do lugar em que as coisas de fato acontecem. Quem é bem recebido e nunca é sentado à mesa percebe a diferença; quem recebe, muitas vezes, não.

Costume não é desculpa, e também não é crime individual

O versículo diz que os egípcios “não podem”. Ninguém ali escolheu nada; a regra veio pronta.

Isso pede duas honestidades ao mesmo tempo. A primeira: não faz sentido acusar de maldade pessoal quem apenas cumpre o que aprendeu — o texto não acusa ninguém. A segunda: a impessoalidade da regra não desfaz o efeito dela sobre quem fica de fora, e “sempre foi assim” nunca foi resposta para quem está no outro canto da sala.

Para quem já sentou naquele canto

A experiência de ser recebido e separado tem nome e tem endereço: o migrante, o empregado doméstico, o parente pobre, o de outra religião, o de outra classe. Este versículo descreve isso com uma exatidão que não precisou ser atualizada em três mil anos.

O que o texto oferece a quem está nesse lugar é pouco e é real: o registro. A Bíblia não fingiu que a cena não existiu, não a suavizou e não a explicou como sendo culpa de quem foi separado. Anotou o fato.

O limite da aplicação

Convém não transformar o versículo em bandeira. Ele não condena a regra egípcia nem prega a mesa comum; a pregação da mesa comum aparece depois, em outro testamento e em outro contexto (Gálatas 2:11-14 é o caso clássico, e ali é uma discussão interna do cristianismo primitivo).

Aqui há um relato, e o que ele autoriza é o exame de consciência — não o discurso.

8. Perguntas e Respostas Reflexivas

Por que José não senta com os egípcios, se todos o tomam por egípcio?

O texto não diz, e essa é a resposta honesta. Ele registra as três mesas e explica apenas uma das separações.

Duas leituras circulam. Pela primeira, trata-se de protocolo: um homem naquela posição comia sozinho, e a arte egípcia mostra o dono da casa à sua própria mesa. Pela segunda, a mesa isolada é o retrato da posição dele entre dois mundos. Uma terceira possibilidade, menos comentada, é que não signifique nada — que fosse simplesmente como aquela casa servia. Não é possível decidir.

Foi José quem mandou separar as mesas?

Não há como saber. A única ordem que ele dá tem duas palavras — “sirvam a comida” — e o verbo de servir, no versículo, não tem sujeito nomeado: foram os criados.

Isso desautoriza um passo que muitos comentários dão sem perceber, o de tratar a separação como parte de um plano de José. Pode ter sido; o texto não diz.

Existe prova de que os egípcios realmente não comiam com estrangeiros?

Prova documental egípcia, não. Nenhum texto do Egito antigo afirma essa regra.

O que existe é, de um lado, este versículo, e de outro um relato grego muito posterior, de Heródoto, sobre comportamento semelhante em relação aos gregos — tratado no item 2, com os limites que ele impõe. Existe também, e isso é sólido, a demonstração de que o Egito tinha um vocabulário e um sistema de tabus alimentares capazes de produzir uma regra desse tipo. A regra específica permanece não confirmada de fora.

Por que o Gênesis explica esse costume, se não costuma explicar nada?

Boa pergunta, e sem resposta segura.

A explicação supõe leitores que não conheciam a regra — o que é coerente com um texto escrito e lido fora do Egito. Também é possível que a informação esteja ali para que a cena seguinte se entenda, já que sem ela a disposição das mesas ficaria arbitrária. As duas leituras são plausíveis e não se excluem.

Os irmãos se sentiram humilhados?

O texto não registra reação nenhuma. E o silêncio deles aqui é ainda mais notável quando se compara com o versículo seguinte, em que ficam atônitos por causa da ordem dos assentos.

A leitura mais econômica é que comer à parte num país estrangeiro fosse, para eles, o esperado — não motivo de espanto. Mas isso é inferência do contraste, não informação do texto.

A Bíblia aprova essa separação?

Não há uma palavra de aprovação nem de reprovação. O Gênesis informa e segue.

É importante não converter o silêncio em posição. Quem lê aí uma aprovação está acrescentando; quem lê uma denúncia velada, também. O livro narra muita coisa que não defende, e este é um caso claro disso.

Essa regra tem relação com as leis de pureza de Israel?

Historicamente, não se pode estabelecer relação de causa: nada indica que Israel tenha copiado do Egito ou reagido a ele.

O que há é semelhança de estrutura, e ela é digna de nota. Israel virá a ter o próprio sistema de alimentos proibidos, a própria palavra para o que se abomina, e o próprio costume de não partilhar mesa com quem está fora. Aqui esse mecanismo aparece funcionando contra os antepassados de Israel, e o texto não faz nenhum comentário a respeito.

9. Conexão com Outros Textos

A segunda abominação egípcia, e o uso que José faz dela

Gênesis 46:34 — “vocês responderão: ‘Os seus servos têm sido criadores de gado desde a nossa juventude até agora, tanto nós como os nossos pais’ — para que habitem na terra de Gósen, pois todo pastor de ovelhas é abominação para os egípcios.”

A mesma palavra, o mesmo povo, três capítulos adiante. E uma diferença que muda tudo: ali José usa o costume a favor da família. Se pastores são abominação, então o lugar dos pastores é longe da corte — e é assim que os irmãos conseguem Gósen. O que aqui separa, ali protege.

A terceira, na boca de Moisés

Êxodo 8:26 — “Mas Moisés disse: ‘Não é certo fazer assim, porque o que sacrificamos ao SENHOR, o nosso Deus, é abominação para os egípcios. Se sacrificarmos diante dos olhos deles o que lhes é abominação, não nos apedrejarão?’”

Fecha a série. As três vezes em que a Torá diz que algo é abominação para o Egito têm Israel do lado detestado — a mesa, o ofício, o sacrifício. Nas três, o texto informa sem julgar; nas duas últimas, a repugnância egípcia vira argumento na mão dos hebreus.

A mesma palavra, do lado israelita

Deuteronômio 14:3 — “Não comerás coisa alguma abominável.”

Uma linha basta para ver a simetria. O termo que classifica os irmãos de José no canto de uma sala egípcia é o mesmo com que a Torá vai ensinar Israel a recusar alimento. O Gênesis não faz essa aproximação; ela aparece quando se leem os dois textos lado a lado.

Comer junto como selo de acordo

Gênesis 26:30 — “Então lhes deu um banquete, e comeram e beberam.”

Gênesis 31:54 — “Jacó ofereceu um sacrifício no monte e chamou os seus parentes para comerem; e comeram e passaram a noite no monte.”

Os dois casos em que o próprio Gênesis mostra o que uma refeição partilhada significa naquele mundo: acordo firmado, hostilidade encerrada. É contra esse pano de fundo que três mesas separadas ganham peso — elas não são falta de educação, são a recusa de um vínculo.

A mesa que separa dentro do próprio povo

1 Samuel 20:24-25 — “Davi, pois, se escondeu no campo. Chegada a lua nova, sentou-se o rei para comer. O rei sentou-se no seu lugar de costume, junto à parede; Jônatas levantou-se, e Abner sentou-se ao lado de Saul; e o lugar de Davi ficou vazio.”

Serve de contraprova útil: o lugar à mesa dizia quem pertencia e quem não pertencia também dentro de Israel, sem nenhuma questão de povo estrangeiro. A leitura da mesa como mapa das relações não é peculiaridade egípcia.

O ponto em que a separação de mesa vira problema teológico

Gálatas 2:12 — “Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, quando chegaram, foi-se retirando e apartando-se deles, temendo os da circuncisão.”

Muitos séculos depois, e do outro lado da fronteira. Ali a recusa de partilhar mesa é discutida abertamente e criticada em nome do evangelho — o oposto exato do silêncio do Gênesis. Vale para mostrar a distância entre um livro que registra o costume e um que polemiza com ele; não vale para atribuir ao Gênesis a discussão que ele não trava.

10. Original Hebraico e Análise

Texto em português

Serviram-no à parte, e a eles à parte, e à parte os egípcios que comiam com ele; pois os egípcios não podem comer com os hebreus, porque isso é abominação para eles.

Texto hebraico

וַיָּשִׂ֥ימוּ ל֛וֹ לְבַדּ֖וֹ וְלָהֶ֣ם לְבַדָּ֑ם וְלַמִּצְרִ֞ים הָאֹכְלִ֤ים אִתּוֹ֙ לְבַדָּ֔ם כִּי֩ לֹ֨א יוּכְל֜וּן הַמִּצְרִ֗ים לֶאֱכֹ֤ל אֶת־הָֽעִבְרִים֙ לֶ֔חֶם כִּי־תוֹעֵבָ֥ה הִ֖וא לְמִצְרָֽיִם׃

Transliteração

wayyasímu lo levaddô welahém levaddám welammitzrím ha’okhelím ittô levaddám ki lo yukhelún hammitzrím le’ekhól et-ha’ivrím léchem ki-to’evá hi lemitzráyim

Análise palavra por palavra

וַיָּשִׂימוּ · wayyasímu — “e puseram”

Plural do verbo sim, pôr, e é exatamente o verbo que José usou no imperativo no versículo anterior: ponham. A ordem dele foi cumprida ao pé da letra, e o que os criados “puseram” foi a comida.

Note-se o que a forma não diz: o verbo não tem sujeito nomeado. Não está escrito que José pôs, nem que o administrador pôs. É um plural indefinido, do tipo que em português se traduz por “serviram” ou “foi servido”. Quem decidiu a disposição das mesas fica de fora da frase.

לְבַדּוֹ · levaddô — “sozinho, à parte”

Aqui está o batimento do versículo. A palavra aparece três vezes em treze palavras: levaddô (ele sozinho), levaddám (eles sozinhos), levaddám de novo (os egípcios sozinhos).

A base é bad, ligada à raiz de estar separado, isolado. É a mesma palavra da primeira frase de Deus sobre o ser humano — “não é bom que o homem esteja só”, em Gênesis 2:18 — e a de Jacó deixado sozinho na margem do Jaboque em Gênesis 32:24.

Em português a repetição sobrevive, e vale conservá-la na leitura em voz alta: à parte, à parte, à parte. O hebraico martela a palavra da solidão três vezes seguidas numa cena de banquete.

הָאֹכְלִים אִתּוֹ · ha’okhelím ittô — “os que comiam com ele”

Particípio, isto é, a forma que descreve alguém pelo que está fazendo: “os comedores com ele”. E a preposição et, aqui, é a de companhia — com.

A tensão da frase está toda aí: são chamados de “os que comem com ele” e, na palavra seguinte, postos sozinhos.

לֹא יוּכְלוּן · lo yukhelún — “não podem”

Do verbo yakhol, poder, ser capaz. É o verbo da capacidade e da permissão, o mesmo que aparecerá negado em Gênesis 45:1, quando José “não pôde” mais conter-se.

A forma chama atenção por um detalhe: ela traz uma terminação longa, com um n final que a gramática comum dispensaria. Essa terminação alongada é característica da linguagem mais antiga e mais solene do hebraico bíblico, e aparece com frequência em poesia. Não muda o sentido. Dá peso — algo como a diferença entre “não podem” e “não lhes é dado”.

E, sobretudo, é poder, e não querer. O hebraico não tem aqui nenhum verbo de vontade, de gosto ou de recusa. A frase descreve uma impossibilidade.

לֶאֱכֹל אֶת־הָעִבְרִים לֶחֶם · le’ekhól et-ha’ivrím léchem — “comer pão com os hebreus”

Ao pé da letra: comer, com os hebreus, pão.

Há um ponto de gramática que vale explicar, porque a mesma partícula tem dois empregos muito diferentes em hebraico. A palavrinha et costuma marcar o objeto direto — se fosse esse o caso aqui, a frase diria que os egípcios não podem comer os hebreus, o que é absurdo. Mas et também é a preposição “com”, e é esse o emprego neste versículo, garantido pela presença de lechem, pão, que é o verdadeiro objeto do verbo. A leitura correta é a que todas as traduções trazem: comer pão com os hebreus.

Lechem, pão, é a mesma palavra da ordem de José no versículo 31. Ela nomeia a refeição inteira, e não só o pão — como em português se diz “ganhar o pão”. A repetição, de um versículo para o outro, é fina e é dura: o que José mandou pôr é justamente o que não pode ser partilhado.

Sobre ‘ivrim, “hebreus”: é o nome que os egípcios dão a essa gente na história de José, e o campo semântico da palavra — a raiz de “atravessar”, o antepassado Éber, a discussão antiga sobre a relação com um termo social conhecido nos documentos do Oriente Próximo — está desenvolvido no estudo de Gênesis 39:14, e não se reabre aqui.

תּוֹעֵבָה · to’evá — “abominação”

É a palavra decisiva, e ela é forte.

A raiz indica repugnância ativa: detestar, ter horror, rejeitar. O substantivo designa aquilo que é objeto desse horror — não algo desagradável, mas algo que não pode ser admitido. A origem da raiz é discutida e não se resolve.

Em toda a Bíblia hebraica a palavra aparece mais de cem vezes, quase sempre em três ambientes: as leis de Deuteronômio, os provérbios sobre o que o Senhor detesta, e as denúncias de Ezequiel. O emprego dela em Gênesis 19 tem discussão própria, tratada no estudo daquele capítulo.

O que importa aqui é o campo do uso. A palavra cobre alimentos proibidos (Deuteronômio 14:3), imagens de culto e o metal delas (Deuteronômio 7:25-26), o casamento desfeito e refeito (Deuteronômio 24:4), a balança adulterada (Provérbios 11:1). Ou seja: onde ela aparece, existe uma fronteira, e existe alguém ou alguma coisa do lado de fora.

No Gênesis ela ocorre duas vezes apenas — aqui e em Gênesis 46:34, sobre os pastores. Nos dois casos quem abomina é o Egito, e o abominado é Israel.

Uma observação de ortografia, que pode parecer detalhe e diz algo sobre o texto: o pronome “isso”, feminino, aparece escrito com as letras da forma masculina e lido como feminino. É a grafia característica dos cinco primeiros livros da Bíblia, que os copistas mantiveram por fidelidade, mesmo tendo o hábito de escrever diferente em todos os outros livros. É um dos sinais de antiguidade da escrita da Torá.

לְמִצְרָיִם · lemitzráyim — “para o Egito”

A última palavra do versículo guarda uma troca que quase todas as traduções apagam, inclusive a nossa.

A frase começou falando dos egípcios, no plural, duas vezes: hammitzrim. E termina dizendo que a coisa é abominação para Mitzrayim — que é o nome do país, não o plural do povo. Uma tradução mais dura seria: “porque isso é abominação para o Egito”.

A diferença é de escala. Não são aqueles egípcios, naquele almoço, que se recusam. É o país. O versículo termina elevando um costume de mesa à condição de característica de uma nação, e é essa frase que o leitor leva consigo para o versículo seguinte.

Registre-se, de passagem, que Mitzrayim tem forma de dual em hebraico — a terminação que a língua usa para pares. Há quem veja aí uma lembrança dos dois Egitos, o Alto e o Baixo, e há quem considere a explicação tardia demais para ser confiável. Não há consenso.

11. Conclusão

Cinco conclusões saem do que foi examinado.

Primeira: são três mesas, e a terceira é a que ninguém explica. O texto justifica a separação entre egípcios e hebreus, e não justifica a de José. Ele come sozinho, sem que o Gênesis diga por quê, e nem sequer se sabe se a disposição foi ordem dele — o verbo que serve a refeição não tem sujeito. Quem transformar as três mesas em estratégia de José está acrescentando ao versículo o que ele não traz.

Segunda: a regra é apresentada como impossibilidade, não como preferência. Está escrito que os egípcios “não podem”, e a última palavra da frase transfere o costume dos indivíduos para o país inteiro. Não há culpado na sala. É essa impessoalidade que dá à cena a sua dureza particular: não existe a quem reclamar de uma regra que ninguém escolheu.

Terceira: o achado histórico é sólido na estrutura e frágil no detalhe. Nenhum documento egípcio afirma a regra deste versículo. O que existe é um relato grego mil anos posterior, sobre outro povo e por outro motivo, e um sistema egípcio de tabus alimentares abundantemente documentado. Conclusão possível: o tipo de regra é reconhecidamente egípcio; a regra específica permanece sem confirmação externa, e a afirmação mais antiga dela que a Antiguidade nos deixou é este próprio versículo.

Quarta: a palavra que a Torá usará para ensinar Israel a separar aparece aqui com Israel do lado separado. É verificável e é raro. O Gênesis não comenta, não protesta e não tira lição — e é preciso deixar assim, porque a lição que se oferece sozinha ao leitor moderno não está escrita em lugar nenhum do texto.

Quinta: o silêncio dos irmãos é o dado mais eloquente. Eles não reagem à segregação e reagirão, no versículo seguinte, à ordem dos assentos. Comer à parte era o mundo como eles o conheciam. O que os derrubará não é serem tratados como estrangeiros — é serem conhecidos.

Fica em aberto, e não se fecha, a pergunta que atravessa o capítulo: se algum dos três gestos do banquete tem intenção, e qual. Este versículo, ao menos, oferece uma resposta parcial e útil — a separação das mesas, esta, o texto atribui ao costume, e não a José.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Gênesis 43:32

Seu comentário passa por moderação antes de aparecer.

A Bíblia Comentada
© A Bíblia Comentada 2026. Design by Top Level
📖 Versículos comentados
Bíblia2.888 / 31.102 9,29%
Antigo Testamento2.114 / 23.145 9,13%
Novo Testamento774 / 7.957 9,73%