📖 Navegar na Bíblia:
‹

Gênesis 50:4

›
✍️ Por Alberto Adriano·8 de setembro de 2026·⏱️ 26 min de leitura·👁 42 acessos
Passados os dias de luto, José falou à casa de Faraó: “Se achei favor aos seus olhos, peço que falem aos ouvidos de Faraó, dizendo:
José diante de funcionários do palácio egípcio, pedindo que levem ao rei o seu recado.

Estudo


Passados os dias de luto, José falou à casa de Faraó: “Se achei favor aos seus olhos, peço que falem aos ouvidos de Faraó, dizendo:

1. Introdução

O homem que governa o Egito manda recado.

Este versículo mostra José pedindo licença para enterrar o pai — e o pedido não vai direto ao rei. Ele fala com a casa de Faraó e pede que eles falem com Faraó. É o segundo homem do país usando intermediários para chegar ao primeiro.

Três pontos organizam o estudo.

O primeiro é o rodeio. O Gênesis não explica por que José não vai pessoalmente, e as leituras propostas são várias. Nenhuma delas é demonstrável, e o item 3 apresenta todas sem escolher.

O segundo é a linguagem do pedido. "Se achei favor aos seus olhos" é a fórmula de quem depende do outro — a mesma que o próprio Jacó usou ao pedir um favor a este filho (Gênesis 47:29), e a mesma que os egípcios arruinados usaram diante dele (Gênesis 47:25). Agora ela sai da boca do governador.

O terceiro é o tempo. "Passados os dias de luto": os setenta dias acabaram, e a primeira coisa que acontece depois é este pedido. O corpo de Jacó está pronto há semanas, e ninguém se moveu até que o calendário liberasse.

2. Contexto Histórico e Cultural

O que era "a casa de Faraó"

A expressão não designa a família do rei. Designa uma instituição.

A palavra "Faraó" vem de um termo egípcio que significa literalmente "casa grande", e o percurso dessa palavra — de nome do palácio a título do soberano — já foi tratado no estudo de Gênesis 41:1. O que interessa agora é o outro lado: além do rei, a casa era uma máquina com centenas de pessoas.

O próprio Gênesis já mostrou parte dela. O copeiro-mor e o padeiro-mor de Gênesis 40 são funcionários da casa, com título, subordinados e responsabilidade penal. Havia também escribas, tesoureiros, o encarregado dos aposentos internos, os que serviam à mesa, os que cuidavam das roupas e das joias, os médicos do palácio, os que guardavam as portas. Cada função tinha nome, hierarquia e registro.

Acima de todos esses estavam os que os egípcios chamavam de "companheiros" do rei — títulos como "companheiro único" ou "conhecido do rei", que não davam trabalho específico e sim uma coisa mais valiosa: acesso. Quem os tinha podia se dirigir ao soberano.

Portanto, "falar à casa de Faraó" não é falar com parentes. É acionar o corpo de gente que rodeia o rei e fala com ele todos os dias.

Como um assunto chegava ao rei

Não por iniciativa de quem tinha o assunto.

A audiência real era evento formal, com dia, protocolo e ordem de precedência — o funcionamento já apareceu neste comentário quando José levou o pai à presença de Faraó, no estudo de Gênesis 47:7. O rei não era acessível a qualquer hora, e o dia dele era organizado por ritos, começando pela cerimônia matinal em que era lavado, vestido e ungido.

O caminho normal de um pedido era outro: chegava-se ao rei através de quem já estava lá dentro. Um oficial levava a questão, e o soberano respondia. É o funcionamento de qualquer corte antiga, e o Egito o tinha organizado com esmero.

Isso significa que o gesto de José não é, por si só, anormal. Um alto funcionário pedir que a casa apresente um assunto ao rei é o procedimento comum. O que chama atenção é quem está fazendo isso — e essa é a discussão do item 3.

O luto como impedimento

Existe uma explicação clássica para o rodeio, e ela depende de um dado cultural que vale examinar.

Quem estava de luto, no mundo antigo, era visível a distância. Não se barbeava, não se lavava, não se untava com óleo, punha terra ou cinza na cabeça, rasgava a roupa e vestia pano grosseiro. No Egito o efeito era ainda mais gritante, porque a norma da corte era o extremo oposto: rosto barbeado, corpo depilado, linho branco, perfume. O contraste entre um egípcio de palácio e um egípcio de luto está desenhado nas paredes dos túmulos, e não deixa dúvida.

O que o barbear-se significava para José, e por que ele se barbeou antes de aparecer diante do rei na primeira vez, está no estudo de Gênesis 41:14.

Havia, além da aparência, um problema de pureza. O contato com a morte tornava a pessoa inadequada ao espaço sagrado, e o palácio egípcio era espaço sagrado: o rei era tratado como divino, e tudo o que o cercava obedecia a regras de limpeza ritual.

A Bíblia registra uma regra exatamente desse tipo, embora em outra corte e muitos séculos depois. Em Ester 4:2, Mardoqueu chega vestido de pano de saco até a porta do rei e para ali — porque ninguém vestido de saco podia entrar pela porta do rei. É a norma escrita com todas as letras: o enlutado fica do lado de fora.

Convém marcar o limite. Ester descreve a corte persa, não a egípcia, e é muito posterior. Não serve de prova sobre o Egito; serve de demonstração de que a regra existia em cortes do Antigo Oriente Próximo e não é invenção de comentarista.

Licença para faltar e licença para viajar

Duas coisas práticas estão em jogo neste pedido, e as duas têm documentação egípcia.

A primeira é a ausência do trabalho. Da aldeia dos operários que construíam os túmulos reais — Deir el-Medina, já mencionada neste comentário — sobrou um registro de faltas notável: uma lasca de pedra hoje no Museu Britânico, do tempo de Ramessés II, por volta de 1250 antes da era cristã, com o nome de cada trabalhador, os dias em que não apareceu e o motivo anotado em tinta vermelha. Entre os motivos: doente, cervejando, oferecendo ao deus, fazendo libação ao pai, e — mais de uma vez — embalsamando ou enterrando um parente.

É um documento humilde e diz muito. Cuidar do corpo de um familiar era motivo reconhecido de ausência do serviço do Estado, anotado sem drama, ao lado de "estava doente". A obrigação funerária não competia com o trabalho: era prevista por ele.

A segunda é a saída do país. O Egito controlava as suas fronteiras com rigor, e ninguém importante cruzava o limite oriental sem autorização; o sistema de vigilância está descrito no estudo de Gênesis 42:9. Um governador que atravessa o deserto com uma comitiva enorme, como a que os versículos 7 a 9 vão descrever, precisa de mais do que uma licença pessoal — precisa de decisão do rei.

Some-se a isso o que a família de José representava para a coroa. Eles estavam no Egito por convite (Gênesis 45:17-20), instalados em terra concedida, e a permanência deles era assunto de Estado. Levar o corpo do patriarca de volta a Canaã não é viagem particular: é movimento oficial, com corpo, escolta e prazo.

3. Análise Teológica do Versículo

"Passados os dias de luto"

A frase marca uma fronteira, e a fronteira é de calendário.

Enquanto o prazo corria, nada aconteceu. O corpo estava pronto havia semanas — quarenta dias, segundo o versículo 3 —, o juramento estava dado desde Gênesis 47:31, e o destino era conhecido. Ninguém se moveu até que os setenta dias terminassem.

Repare no que isso implica sobre a autoridade de José. Ele podia mandar embalsamar o pai por decisão própria, sem consultar ninguém. Não podia encurtar um luto nacional. Há coisas que nem o segundo homem do Egito decide.

Vale notar também o que o hebraico faz aqui: os dias do embalsamamento "se encheram" (versículo 3) e os dias do choro "passaram". São verbos diferentes para os dois períodos, e o detalhe pertence ao item 10.

"José falou à casa de Faraó"

Aqui está o problema do versículo, e ele é real.

José é o governador de toda a terra do Egito (Gênesis 45:8). Recebeu o anel do rei, veste linho fino, anda no segundo carro, e o próprio Faraó declarou que ninguém levantaria a mão nem o pé no país sem a palavra dele (Gênesis 41:42-44). Este é o homem que, para pedir licença de enterrar o pai, fala com terceiros e pede que eles falem.

O Gênesis não explica. Não diz que estava impedido, não diz que era o protocolo, não diz que a posição dele havia mudado. Registra o rodeio e segue para o conteúdo do recado.

Três leituras foram propostas, e cada uma tem apoio.

Primeira leitura: o luto o impedia

É a explicação clássica, defendida por comentaristas como Keil e Delitzsch (dupla de hebraístas alemães do século XIX) e por Jamieson, Fausset e Brown (comentário escocês do mesmo século). O argumento: quem está de luto não se barbeia, não se lava, não se enfeita — e nesse estado ninguém se apresenta diante do rei do Egito.

A leitura tem apoio cultural firme, exposto no item 2, e tem no próprio livro um precedente: José precisou se barbear e trocar de roupa antes da primeira audiência (Gênesis 41:14).

O que enfraquece a leitura é o momento. O versículo diz que os dias de luto passaram. Se o luto era o impedimento, ele acabou de terminar — e José continua mandando recado.

Segunda leitura: a posição dele mudou

É a leitura mais incômoda, e não deve ser descartada por isso.

Os últimos capítulos mostram um José progressivamente menos central. Ele aparece pela última vez no palácio em Gênesis 47:7-10, e depois disso o livro o mostra sempre em cena doméstica: ao pé da cama do pai, recebendo a bênção dos filhos, ouvindo o juramento. A fome acabou havia anos, e com ela a razão do poder extraordinário que ele exerceu.

Nessa leitura, o rodeio do versículo registra uma perda de acesso que o Gênesis não anuncia.

O que enfraquece a leitura é que ela argumenta a partir de silêncio, e o texto não confirma perda nenhuma. O versículo seguinte mostra Faraó respondendo na hora e concedendo tudo, e os versículos 7 a 9 mostram a corte inteira subindo com José — o que não parece o tratamento dado a um homem em queda.

Terceira leitura: era o protocolo

É a mais simples, e é a mais fácil de sustentar com o que se conhece do Egito.

Assuntos chegavam ao rei por intermédio de quem estava na casa. Um pedido formal — sair do país, com escolta, por tempo indeterminado — passa pelos canais, não pela conversa. José não estaria pedindo um favor pessoal: estaria abrindo um processo.

O que enfraquece esta leitura é que ela não explica tudo. Se fosse pura formalidade, chamaria menos atenção a linguagem que ele usa — "se achei favor aos seus olhos" é fórmula de suplicante, e não de governador despachando com a própria administração.

O que fica

Não é possível decidir entre as três, e é honesto dizer isso em vez de escolher a mais confortável. As duas primeiras dependem de informação que o texto não dá; a terceira explica o procedimento mas não o tom.

O que se pode registrar é o dado, e ele é observável em qualquer leitura: no último pedido que faz no livro, o homem mais poderoso da história não fala com quem decide.

"Se achei favor aos seus olhos"

A fórmula é a do inferior diante do superior, e ela tem uma história dentro deste próprio ciclo.

Os irmãos a usaram diante de José quando ele ainda era "aquele homem" e eles não sabiam quem era. Os egípcios arruinados a usaram ao se oferecerem como escravos de Faraó (Gênesis 47:25). E Jacó a usou com o próprio filho, ao pedir que não o sepultasse no Egito — o exame dessa ocorrência está no estudo de Gênesis 47:29.

Agora é José quem a diz, e ele a diz no plural: "aos seus olhos", dirigindo-se a um grupo. Não é o rei que ele precisa agradar neste momento; são os funcionários.

Registre-se o limite. A expressão era de uso corrente e podia funcionar como simples cortesia, sem carga nenhuma. Não se pode concluir humilhação a partir dela. O que se pode observar é que a linguagem é a do pedido, e não a da ordem — e que o Gênesis, tendo à disposição um homem que dá ordens o capítulo inteiro, escolheu mostrá-lo pedindo.

"peço que falem aos ouvidos de Faraó"

A expressão hebraica é concreta: falar nos ouvidos de alguém. Ela indica comunicação direta e eficaz, dita de modo que a pessoa efetivamente ouça — o campo da expressão pertence ao item 10.

O que pertence aqui é a ironia da distribuição. José pede que outros falem nos ouvidos do rei. Foi exatamente com essa expressão que Judá começou o discurso mais longo do livro, pedindo licença para falar nos ouvidos do próprio José (Gênesis 44:18) — e naquele dia José era quem tinha ouvidos que importavam.

O texto não faz a comparação. Ela está disponível para quem já leu o capítulo 44, e o Gênesis não a comenta.

4. Pessoas, Lugares e Eventos

A casa de Faraó

É o corpo de funcionários e cortesãos que cerca o rei — não a família dele. O Gênesis já os mostrou ouvindo o choro de José quando ele se revelou aos irmãos (Gênesis 45:2) e recebendo com agrado a notícia da chegada da família (Gênesis 45:16).

Aqui eles têm uma função nova: são o canal. O que o versículo pede é que levem um assunto adiante, e o versículo 6 mostra que levaram.

Faraó

O rei não aparece em cena. Ele é mencionado duas vezes na frase e não está presente em nenhuma delas: é o destinatário do recado, não o interlocutor.

Este é o último Faraó do Gênesis. Ele responde uma vez, no versículo 6, com nove palavras, e nunca mais aparece no livro. O rei que fez de José o segundo do Egito sai da história concedendo uma licença de enterro.

José

Governador do Egito, e aqui na posição de quem pede.

É útil ter em mente a distância percorrida: o mesmo homem que em Gênesis 41:44 recebeu do rei a declaração de que ninguém moveria a mão ou o pé no Egito sem a palavra dele precisa agora que alguém fale por ele.

Onde a cena acontece

O texto não diz. Sabe-se apenas que José está em algum lugar de onde consegue falar com a casa de Faraó, mas não com Faraó.

Isso é tudo o que se pode afirmar. Qualquer reconstrução mais precisa — se ele foi até o palácio e parou na antessala, se mandou mensageiros, se recebeu funcionários em casa — é hipótese sem apoio no versículo.

O que já tinha acontecido

Jacó morreu (Gênesis 49:33), foi embalsamado em quarenta dias e chorado pelo Egito por setenta (Gênesis 50:2-3). O juramento sobre o sepultamento em Canaã foi dado dezessete anos antes (Gênesis 47:29-31) e repetido diante dos doze filhos (Gênesis 49:29-32).

Tudo está pronto, menos uma coisa: a autorização para sair do país. É o que este versículo vai buscar.

5. Pontos de Ensino

Poder tem limite, e o limite aparece nas coisas pequenas

José administra um império e precisa de licença para enterrar o pai.

Não há paradoxo nisso: é o funcionamento normal de qualquer cargo. Quem ocupa um posto alto costuma ter enorme poder sobre o que pertence ao posto e nenhum poder sobre o que pertence à própria vida. Decidir a política de grãos de um país é atribuição; sair do país é permissão.

O versículo mostra a diferença sem comentá-la, e ela é útil a quem confunde autoridade com liberdade.

Pedir não diminui ninguém

O texto não trata o pedido de José como humilhação. Não há um adjetivo, não há sinal de constrangimento, não há reação de ninguém.

Vale reparar: ele usa a fórmula do suplicante, pede duas vezes "por favor" no hebraico, e depois sobe para Canaã com a corte inteira atrás. A cortesia não custou nada e resolveu tudo.

Quem trata todo pedido como perda de posição costuma pagar caro por essa conta.

Respeitar o tempo antes de agir

José esperou os setenta dias terminarem.

Podia ter apressado — o corpo estava pronto, o juramento era antigo, e ele tinha meios. Não apressou. Há decisões que só se tomam depois que um processo alheio se encerra, e forçar a barra costuma custar mais do que esperar.

O Gênesis não elogia essa paciência. Apenas registra a ordem dos fatos: primeiro o prazo terminou, depois o pedido foi feito.

Quem carrega a palavra de outro tem peso

O pedido de José depende inteiramente de pessoas que não decidem nada.

Elas não têm autoridade para conceder a licença. Têm apenas a capacidade de levar o assunto até quem concede — e sem elas o pedido não existe.

É uma posição comum e mal avaliada. Secretárias, assistentes, intermediários e porteiros não decidem, mas determinam o que chega a quem decide. O versículo mostra o governador do Egito dependendo exatamente disso.

Compromissos com quem morreu continuam obrigando

O que está em jogo aqui é uma promessa feita a um homem que não pode mais cobrá-la.

Jacó morreu no capítulo anterior. O juramento continua de pé, e move um governador, uma corte e uma expedição inteira. O Gênesis trata isso como evidente — e a evidência é justamente o ponto: a palavra dada não caduca com a morte de quem a recebeu.

6. Aspectos Filosóficos

Há uma regularidade curiosa neste versículo: quanto mais alto alguém está, menos diretamente fala.

Um camponês egípcio falava com o vizinho. O chefe de aldeia falava com o escriba. O escriba falava com o administrador. E o rei, no alto de tudo, era a pessoa com quem quase ninguém falava — cercado por um corpo de gente cuja função era justamente receber, filtrar e transmitir. O acesso a ele era o bem mais escasso do país, e existiam títulos honoríficos apenas para dizer quem o tinha.

Isso parece um defeito de organização e não é. Um homem que decide para milhões não pode ouvir milhões: se ouvisse, não decidiria nada. A mediação é o preço que a escala cobra, e nenhuma sociedade grande achou como não pagá-lo.

Mas o preço é alto e vale nomeá-lo. Cada camada que transmite também escolhe: o que passa, quando passa, com que palavras passa. Quem intermedeia não é um cano — é alguém que resume, e todo resumo decide o que é importante. Por isso o poder real de um intermediário quase nunca corresponde ao cargo dele, e por isso o cortesão sem função definida pode valer mais do que o ministro com pasta.

Há ainda o efeito sobre quem está no topo. O rei que só recebe informação filtrada acaba conhecendo o país pela versão que a casa dele constrói. Não é engano deliberado: é a consequência aritmética de haver camadas.

Neste versículo José está do lado de fora dessa engrenagem, pedindo passagem — e o Gênesis não comenta nada disso. O texto só registra que o pedido foi feito a uns para chegar a outro. A observação é do comentário, e o versículo não a autoriza como leitura própria.

7. Aplicações Práticas

Pedir bem é uma habilidade

O pedido de José tem uma forma, e a forma funciona.

Ele reconhece que depende de quem ouve, diz por favor, apresenta o motivo pela boca do pai — "meu pai me fez jurar" — e delimita o que quer: subir, sepultar, voltar. No versículo 6 recebe tudo o que pediu, sem discussão.

Nada disso é manobra. É a diferença entre um pedido que a pessoa do outro lado consegue atender e um pedido que a obriga a decidir sozinha o que você quis dizer.

Respeitar quem não decide mas encaminha

José trata com deferência gente que não tinha poder nenhum sobre o assunto.

A aplicação é imediata e cotidiana: o atendente, a recepcionista, o assistente, o auxiliar que passa o recado. Eles não resolvem, e determinam o que chega a quem resolve. Tratá-los como obstáculo é o modo mais rápido de não ser ouvido.

Cumprir promessa exige providência, não só intenção

O juramento sobre o corpo de Jacó foi feito dezessete anos antes. Para cumpri-lo, José precisou de embalsamamento, de prazo cumprido, de autorização real, de transporte e de escolta.

Promessa séria quase sempre é assim: entre a palavra dada e o ato há uma lista de coisas chatas a resolver. Quem promete sem contar com essa lista promete pouco.

Esperar o momento também é agir

Setenta dias se passaram antes deste pedido, e não há um sinal de que José tenha tentado adiantá-lo.

Nem toda espera é passividade. Às vezes é a única forma de garantir que a coisa aconteça — e quem age antes da hora costuma ter de fazer tudo duas vezes.

8. Perguntas e Respostas Reflexivas

Por que José não falou diretamente com Faraó?

O Gênesis não diz, e a pergunta permanece em aberto.

As três leituras propostas — o luto o impedia de aparecer diante do rei, a posição dele havia mudado, ou era simplesmente o protocolo da corte — estão examinadas no item 3, com o que sustenta e o que enfraquece cada uma. Não é possível decidir entre elas.

O que se pode afirmar sem risco é apenas o dado: o governador do Egito, para pedir uma licença, usou intermediários.

José caiu em desgraça?

Não há evidência disso, e a leitura que o sugere é a mais frágil das três.

Contra ela pesam dois fatos do próprio capítulo: Faraó concede tudo imediatamente (versículo 6), e a expedição sobe com todos os servos do rei e os anciãos do Egito (versículo 7). Não é o tratamento reservado a quem perdeu prestígio.

A favor dela pesa apenas o silêncio do livro sobre José na corte depois de Gênesis 47:10 — e argumento de silêncio não decide nada.

Faraó não sabia da morte de Jacó?

Sabia quase certamente. Setenta dias de luto egípcio não passam despercebidos, e o próprio versículo os pressupõe encerrados.

O pedido não é aviso: é autorização. José não está informando que o pai morreu; está pedindo licença para sair do país com o corpo.

Por que ele repete o juramento no versículo seguinte em vez de simplesmente pedir?

Porque o juramento é o argumento.

Num mundo em que a palavra jurada era instrumento jurídico, dizer "meu pai me fez jurar" transforma um desejo pessoal numa obrigação que terceiros reconhecem. O conteúdo desse recado é assunto do estudo de Gênesis 50:5.

Os dias de luto do versículo são os setenta ou outros?

São, com toda a probabilidade, os setenta do versículo 3 — o texto usa a mesma raiz para o choro nos dois lugares.

Se dentro desses setenta estão incluídos os quarenta do embalsamamento, não é possível decidir; a discussão está no estudo de Gênesis 50:3.

9. Conexão com Outros Textos

A mesma expressão, na boca de quem pedia a José

Gênesis 44:18 — "Então Judá aproximou-se dele e disse: Perdão, meu senhor, permita que o seu servo diga uma palavra aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a sua ira contra o seu servo, pois você é como o próprio Faraó."

Judá pediu para falar aos ouvidos de José. Agora José pede que outros falem aos ouvidos de Faraó. É a mesma construção hebraica, com os papéis trocados, e o Gênesis não comenta.

A fórmula do pedido, dita pelo pai ao filho

Gênesis 47:29 — "Se achei favor aos seus olhos, ponha a sua mão debaixo da minha coxa e trate-me com bondade e fidelidade: rogo-lhe que não me sepulte no Egito."

Jacó usou a fórmula com José. José a usa com funcionários do palácio. As duas ocorrências estão a três capítulos de distância, e as duas tratam do mesmo corpo.

A corte proíbe o enlutado de entrar

Ester 4:2 — "E chegou até diante da porta do rei, porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pela porta do rei."

É a regra escrita com todas as letras, embora em outra corte e muitos séculos depois. Não prova nada sobre o Egito; mostra que a norma existia.

O que a casa de Faraó já tinha feito por esta família

Gênesis 45:16 — "A notícia chegou à casa de Faraó: Os irmãos de José vieram. Isso agradou a Faraó e a seus servos."

Cinco capítulos antes, a mesma casa recebeu com agrado a chegada da família. Agora ela é acionada para autorizar a saída de um deles.

Quando José ainda entrava

Gênesis 41:44 — "Faraó disse a José: Eu sou Faraó, mas sem a sua permissão ninguém levantará mão nem pé em toda a terra do Egito."

É a declaração mais ampla de autoridade que o livro registra sobre José. Ela está a nove capítulos deste versículo.

Outro homem pedindo licença para morrer perto dos seus

2 Samuel 19:37 — "Deixe o seu servo voltar, para que eu morra na minha cidade, junto à sepultura de meu pai e de minha mãe."

Barzilai pede a Davi o que José vai pedir a Faraó: autorização para tratar do próprio sepultamento familiar. Nos dois casos, quem decide é o rei.

10. Original Hebraico e Análise

Texto em português

Passados os dias de luto, José falou à casa de Faraó: “Se achei favor aos seus olhos, peço que falem aos ouvidos de Faraó, dizendo:

Texto hebraico

וַיַּֽעַבְרוּ֙ יְמֵ֣י בְכִית֔וֹ וַיְדַבֵּ֣ר יוֹסֵ֔ף אֶל־בֵּ֥ית פַּרְעֹ֖ה לֵאמֹ֑ר אִם־נָ֨א מָצָ֤אתִי חֵן֙ בְּעֵ֣ינֵיכֶ֔ם דַּבְּרוּ־נָ֕א בְּאָזְנֵ֥י פַרְעֹ֖ה לֵאמֹֽר׃

Transliteração

wayya'avrú yeméi vekhitó, waydabbér Yoséf el-beit Par'óh lemór: im-na matsáti chen be'einekhém, dabberú-na be'oznéi Par'óh lemór

Análise palavra por palavra

וַיַּעַבְרוּ · wayya'avrú — "e passaram"

Raiz avar, "passar", "atravessar", em Qal, a forma simples do verbo hebraico. É um verbo de movimento no espaço: atravessa-se um rio, passa-se por um lugar, cruza-se uma fronteira.

Vale comparar com o versículo anterior. Lá, os dias do embalsamamento "se encheram", com o verbo de encher uma medida. Aqui, os dias do choro "passaram", com o verbo de atravessar. São duas imagens diferentes do tempo, em versículos vizinhos, para dois períodos diferentes: um prazo que se completa e um período por onde se passa.

É a mesma raiz que dá o nome com que os estrangeiros chamam a família de Jacó — "hebreu" é, na explicação mais aceita, o que veio do outro lado, o que atravessou.

יְמֵי בְכִיתוֹ · yeméi vekhitó — "os dias do choro dele"

A palavra para "choro" aqui é bekhith, e ela é rara a ponto de aparecer uma única vez em toda a Bíblia hebraica: neste versículo.

O hebraico tem outra palavra, muito comum, para a mesma coisa, e ela é usada em dezenas de lugares. Por que o texto escolheu uma forma que não aparece em mais lugar nenhum é uma pergunta sem resposta segura. Pode ser variação de estilo, pode ser um termo técnico do luto formal, pode ser simples acaso da transmissão do texto. Não é possível decidir.

O sufixo também merece nota: "o choro dele". Não é o choro de José nem o dos egípcios — é o choro por Jacó, atribuído a ele como quem diz "o luto que lhe pertencia".

אֶל־בֵּית פַּרְעֹה · el-beit Par'óh — "à casa de Faraó"

Literalmente, "para a casa de Faraó". Bayit é "casa", e na Bíblia hebraica a palavra faz o mesmo trabalho que faz em português: cobre o prédio, a família e o conjunto de pessoas ligadas a alguém.

Aqui o sentido é o terceiro. A mesma expressão aparece em Gênesis 45:2 e 45:16, e nas duas designa a corte — as pessoas que cercam o rei. Não é a família dele.

Repare na preposição: el, "para", "em direção a". José fala na direção da casa de Faraó. O rei está mais adiante.

אִם־נָא מָצָאתִי חֵן בְּעֵינֵיכֶם · im-na matsáti chen be'einekhém — "se achei favor aos seus olhos"

Chen é favor, graça, boa vontade — aquilo que alguém encontra nos olhos de outro. A imagem é de aprovação vista no olhar, e a fórmula inteira é a linguagem padrão do pedido no Antigo Testamento.

Dois detalhes importam. O primeiro é o na, partícula de cortesia que o português traduz por "por favor" ou por "rogo" — ela aparece duas vezes neste versículo, uma em cada metade. O segundo é o sufixo de "olhos": está no plural, "os olhos de vocês". O pedido é dirigido a um grupo.

A ocorrência da mesma fórmula na boca de Jacó foi examinada no estudo de Gênesis 47:29, e o que decorre dela para esta cena está no item 3.

דַּבְּרוּ־נָא · dabberú-na — "falem, por favor"

Raiz davar, "falar", em Piel, a forma intensiva, no imperativo plural.

Repare no jogo: é o mesmo verbo com que a frase começou. José falou à casa de Faraó para que eles falassem a Faraó. O verbo se repete porque a ação é a mesma, apenas executada por outra boca.

בְּאָזְנֵי פַרְעֹה · be'oznéi Par'óh — "aos ouvidos de Faraó"

Literalmente, "nos ouvidos de Faraó".

A expressão não é decorativa. No hebraico bíblico, "falar nos ouvidos de alguém" indica comunicação que efetivamente chega — dita à própria pessoa, de modo que ela ouça e fique sabendo. É a diferença entre dizer alguma coisa e fazer alguém ouvir.

Ela aparece em situações de peso. Abraão fala a Efrom "nos ouvidos" dos filhos de Hete, na compra do campo de Macpela (Gênesis 23:13), e ali a expressão tem valor quase jurídico: o negócio é dito diante de testemunhas que ouvem. Abimeleque fala "nos ouvidos" dos seus servos a advertência divina (Gênesis 20:8). E Judá pede licença para falar "nos ouvidos" do meu senhor antes do discurso mais longo do livro (Gênesis 44:18).

O que José pede, portanto, não é que espalhem o assunto. É que o levem ao rei de modo que ele ouça e responda — que era exatamente o que Judá pedia a ele, no capítulo 44.

לֵאמֹר · lemór — "dizendo"

Aparece duas vezes no versículo, e é a marca hebraica de que vem uma fala literal.

A segunda ocorrência é a interessante: ela abre um recado dentro do recado. José diz aos funcionários o que eles devem dizer ao rei, com as palavras exatas — e o conteúdo, que começa no versículo 5, é uma citação do próprio Jacó. São três vozes encaixadas: José citando Jacó, para que outros citem José.

11. Conclusão

Três conclusões saem do que foi examinado.

A primeira é sobre o rodeio, e ela é uma conclusão negativa: o Gênesis não explica por que o governador do Egito precisou de intermediários para falar com o rei. As três saídas propostas — o luto o impedia, a posição dele mudou, era o protocolo — têm cada uma o seu apoio e o seu ponto fraco, e não é possível decidir entre elas. Quem afirmar qualquer uma como certa estará dizendo mais do que o texto autoriza.

A segunda é sobre o que o dado mostra mesmo sem explicação. No último pedido que José faz no livro, ele não fala com quem decide. Usa a linguagem do suplicante, diz "por favor" duas vezes e pede que outros levem o assunto adiante — o mesmo homem de quem o rei havia dito que sem a sua permissão ninguém levantaria mão nem pé no Egito.

A terceira é sobre o calendário. Nada se moveu enquanto os setenta dias corriam. O corpo estava pronto, o juramento era antigo, o destino era conhecido — e a primeira providência só veio depois que o prazo passou. Há decisões que a autoridade não abrevia, e o Gênesis mostra isso sem uma palavra de comentário.

Fica um detalhe que só se enxerga de longe. Seis capítulos antes, Judá pedia licença para falar aos ouvidos de José, chamando-o de "como o próprio Faraó". Agora José pede que falem aos ouvidos de Faraó. A mesma expressão hebraica, os papéis invertidos, e nenhum comentário do texto — que é como o Gênesis costuma tratar as suas melhores ironias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Gênesis 50:4

Seu comentário passa por moderação antes de aparecer.

A Bíblia Comentada
© A Bíblia Comentada 2026. Design by Top Level
📖 Versículos comentados
Bíblia2.888 / 31.102 9,29%
Antigo Testamento2.114 / 23.145 9,13%
Novo Testamento774 / 7.957 9,73%