E os egípcios apertavam o povo para apressá-lo a sair da terra, porque diziam: “Estamos todos mortos.”
1. Introdução
Quem empurra Israel para fora do Egito, neste versículo, não é o rei.
Faraó acaba de falar, e o texto muda de sujeito: são “os egípcios” que apertam, e é a população que quer a saída imediata. O motivo vem na boca deles, numa frase de duas palavras no hebraico — gente viva dizendo de si mesma que já está morta. O versículo é curto e faz três coisas ao mesmo tempo: troca quem manda, dá a razão e apressa o relógio. E o que ele descreve não é ódio; é pânico.
2. Contexto Histórico e Cultural
A manhã seguinte que ninguém teria como enfrentar
O primeiro motivo da pressa dos egípcios não é religioso. É logístico, e é brutal.
O Egito tratava a morte como um processo longo. Cuidar de um morto não era uma tarde: era uma sequência de semanas, com especialistas, materiais caros, ritos na ordem certa e um lugar preparado — e o estudo de Gênesis 50:2 examina como essa máquina funcionava. Mesmo as famílias pobres, que não tinham acesso a quase nada disso, precisavam levar o corpo para fora da povoação, até a borda do deserto, e providenciar o que estivesse ao alcance delas.
Tudo isso pressupõe duas coisas: tempo e gente disponível. O sistema funcionava porque as mortes chegavam espalhadas — uma casa aqui, outra ali, ao longo de semanas.
Agora leia o versículo anterior, que diz não haver casa sem um morto. Isso significa que todas as famílias do país precisaram, na mesma madrugada, das mesmas pessoas, dos mesmos materiais e dos mesmos dias. Não havia especialista para tantos corpos, não havia material estocado para tantos preparos, e não havia como enterrar ao mesmo tempo o que morria devagar.
Um país nessa situação não tem capacidade sobrando para administrar coisa alguma, muito menos para supervisionar a saída ordenada de uma população inteira. Daí a forma que a pressa assume: não “fiquem até resolvermos”, mas “saiam agora”. Eles não têm como cuidar do próprio luto e de uma multidão deixando o país por etapas.
Um povo decidindo o que só o rei decidia
O segundo dado é político, e é o mais estranho do versículo para quem conhece o Egito pelos próprios monumentos dele.
Nos textos que o Estado egípcio produziu sobre si mesmo — inscrições reais, relevos de templo, estelas oficiais —, quem age é sempre o rei. Ele vence a batalha, ele constrói o templo, ele faz a oferenda, ele decide. Os funcionários aparecem executando; a população aparece recebendo. Não existe gênero egípcio em que “os egípcios” tomem uma iniciativa por conta própria e a imponham, e não existe sequer vocabulário administrativo para um corpo de cidadãos com vontade coletiva.
E a entrada e a saída de estrangeiros eram, especificamente, assunto de Estado. Quem vinha de fora era registrado, alocado e vigiado; quem saía precisava de autorização. Um grupo de vizinhos não tinha autoridade nenhuma para despachar ninguém do país.
É justamente isso que o versículo descreve: a população fazendo, sem ordem e sem competência para tanto, o que o palácio tinha acabado de conceder.
O limite honesto: o silêncio egípcio sobre uma ação popular não prova que ela não aconteceu. Prova apenas que os documentos que sobraram são de um tipo que não registraria uma coisa dessas — nenhum rei mandaria gravar em pedra que o povo dele agiu por conta própria numa noite em que o país inteiro estava de luto. São fontes de naturezas diferentes: de um lado, propaganda de Estado; do outro, uma narrativa hebraica escrita do ponto de vista de quem saiu. Nenhuma das duas serve para conferir a outra.
Por que a saída resolveria alguma coisa
Falta explicar por que a reação ao desastre foi expulsar, e não outra coisa qualquer.
Naquele mundo, a desgraça coletiva era lida como resposta a uma pendência: algum deus queria alguma coisa e não a estava recebendo. Identificada a pendência, o caminho de volta à normalidade era atendê-la — e quanto antes, melhor.
Ora, os egípcios sabiam exatamente qual era a pendência. Fazia onze capítulos que um homem repetia a mesma exigência em nome do Deus dos hebreus, sempre com as mesmas palavras: deixe este povo ir. Não era preciso adivinhar nada, consultar oráculo nem procurar culpado. A demanda estava declarada, o rei vinha negando, e o resultado da negativa estava naquela madrugada, dentro de cada casa.
Do ponto de vista deles, apressar a saída não é crueldade nem desprezo: é a única providência disponível, e é uma providência que o próprio adversário anunciou.
3. Análise Teológica do Versículo
“E os egípcios apertavam o povo”
Repare em quem está fazendo o quê.
Durante onze capítulos, o sujeito de tudo o que se fez contra Israel foi Faraó: ele oprimiu, ele recusou, ele negociou, ele proibiu. Aqui o sujeito são os egípcios, e o rei não aparece na frase. A mudança não é estilística. O país passa a agir por fora do palácio, e passa a agir na direção contrária à de todo o livro — em vez de segurar, empurra.
O verbo escolhido carrega uma ironia que o português não mostra. É a mesma palavra que o Êxodo vinha usando para dizer que o coração do rei “ficava firme”, isto é, que ele não cedia. Agora essa firmeza está do outro lado e tem outro alvo: são os egípcios que ficam firmes em cima de Israel, para que Israel saia. A palavra da resistência virou a palavra da pressa.
Há mais. Em Êxodo 6:1, Deus prometera que, “com mão forte”, o rei os deixaria ir e os expulsaria da terra — e “forte”, ali, é essa mesma raiz. Quem lê os dois versículos juntos vê a promessa se cumprindo com um sujeito que ninguém tinha previsto: a mão forte que finalmente empurra é a do povo egípcio.
Quanto à força desse “apertar”, as leituras divergem. Keil e Delitzsch (dupla de hebraístas alemães do século XIX) traduzem por pressionar com dureza e citam a Septuaginta, que escolheu um verbo grego de coagir. Gill (John Gill, teólogo batista inglês do século XVIII) discorda: para ele não houve violência, houve súplica insistente — gente falando sem parar e sem aceitar demora. O hebraico admite as duas, e o texto não descreve agressão nenhuma.
“para apressá-lo a sair da terra”
O verbo que aparece aqui é o verbo da causa inteira.
“Deixe o meu povo ir” — a frase que Moisés repete desde Êxodo 5:1 — usa essa mesma raiz, que significa soltar, despachar, mandar embora. Foi a palavra que Faraó recusou nove vezes. Agora ela reaparece, e quem a executa não é o rei: são os egípcios, e não como concessão, mas como urgência.
A Septuaginta foi além e traduziu por um verbo grego que significa lançar para fora. O tradutor grego, portanto, já leu a cena como expulsão — o que o próprio capítulo dirá com todas as letras seis versículos adiante, em Êxodo 12:39, fechando o anúncio de Êxodo 11:1.
E há a expressão “da terra”. Ela fecha um circuito que começou na primeira página do livro. Em Êxodo 1:10, o medo que motivou toda a opressão foi exatamente este: que Israel crescesse e subisse desta terra. Foi para impedir a saída que se inventou o trabalho forçado. Aqui, os descendentes daqueles egípcios estão apressando a saída que os antepassados quiseram impedir. A palavra é a mesma; o sinal está trocado.
“porque diziam: Estamos todos mortos”
Duas palavras no hebraico — “todos nós, mortos” —, sem verbo de ligação e sem tempo marcado. Em português é preciso escolher: “estamos todos mortos”, “estamos todos morrendo”, “vamos todos morrer”. O original não escolhe, e é essa indeterminação que dá à frase a sua força.
Chizkuni (Hezequias ben Manoá, comentarista francês do século XIII) prefere o sentido contínuo: não “morremos”, mas “estamos indo morrendo”, um processo em curso. E acrescenta um detalhe de cena: segundo ele, quando um israelita dizia a um egípcio que esperasse para devolver algum objeto emprestado, o egípcio respondia que não se incomodasse e ficasse com aquilo — na esperança de salvar a própria vida.
Por que o pânico, se o anúncio era só sobre primogênitos? A pergunta tem uma resposta de fundo e duas respostas da tradição.
A de fundo é esta: naquele mundo não se supunha que a fúria de um deus parasse sozinha. Uma vez solta, ela seguia até que alguém a detivesse — imagem que a Mesopotâmia pôs por escrito no poema de Erra e Ishum, examinado no estudo de Êxodo 9:15. Não havia, portanto, motivo para tranquilidade em saber qual fora o alvo declarado: alvo declarado não era limite garantido.
As duas respostas da tradição partem daí e vão para lados opostos.
Primeira resposta: o medo é de que a praga continue. É a leitura da maioria dos comentaristas. O Pulpit Commentary (“Comentário do Púlpito”, obra coletiva inglesa do século XIX) formula assim: os egípcios temiam que o Deus dos hebreus não se contentasse com os primogênitos e passasse a matar a nação inteira. Keil e Delitzsch dizem o mesmo em outras palavras — davam-se por expostos à morte. Chizkuni acrescenta a lógica que faltava: Moisés avisara, em Êxodo 5:3, que o Deus deles poderia ferir com peste ou espada; se o castigo cai sobre quem não celebrou a festa, com muito mais razão cairá sobre quem impediu a festa.
Segunda resposta: o medo é de uma conta que já não fecha. É a do Mekhilta (“medida”, em hebraico — o comentário rabínico antigo ao Êxodo, compilado por volta do século III), retomada por Rashi (Shlomo Yitzhaki, rabino francês do século XI). Segundo ela, os egípcios disseram aquilo porque o que estava acontecendo não batia com o que fora anunciado: Moisés dissera que morreria o primogênito de cada casa, e havia casas com cinco e dez mortos. O midraxe explica a diferença por um caminho duro — os filhos de uma mesma mulher teriam pais diferentes, de modo que cada casa tinha mais de um primeiro filho de um homem — e conclui que o castigo tornou público o que era secreto.
É preciso ser exato sobre o que isso é. O Mekhilta não está relatando um fato: está resolvendo uma tensão que ele mesmo detectou entre o anúncio e o pânico. O Êxodo não diz que morreu mais de um por casa, não diz nada sobre a vida conjugal dos egípcios e não explica a frase. A leitura é engenhosa, é antiga, e é leitura.
O que o versículo não diz
A lista das ausências é longa, e quase toda pregação sobre esta noite preenche pelo menos uma delas.
Não há ódio, não há violência e não há culpa: o texto não diz que os egípcios odiavam Israel, não registra ninguém ferido nem arrastado, e não põe na boca deles nenhum reconhecimento de erro. Do outro lado, também não há resistência — Israel não diz uma palavra.
O que sobra, depois de tirar tudo o que não está escrito, é uma cena de gente com medo querendo que outra gente vá embora. O clamor que precede este momento tem o seu lugar no versículo anterior, em Êxodo 12:30; aqui o que se ouve já não é choro, é pressa.
4. Pessoas, Lugares e Eventos
Os egípcios
Entram como sujeito coletivo, sem nome e sem chefe. Não são os servos de Faraó, que já haviam falado em Êxodo 10:7 e que são um grupo de corte: são os vizinhos — a mesma população a quem, poucos versículos adiante, os israelitas vão pedir objetos de prata e de ouro.
Isso pressupõe uma coisa que o Êxodo nunca explica e sempre supõe: israelitas e egípcios moravam perto. Não havia muro entre os dois, e a cena do pedido de prata em Êxodo 12:35 só funciona porque havia porta ao lado de porta.
O povo
No Êxodo, “o povo” sem qualificação é Israel, e é assim aqui. O mesmo substantivo apareceu no versículo anterior aplicado aos egípcios — “todo o Egito” —, e a troca de referência dentro de dois versículos é característica do livro: a palavra é a mesma, e quem ela designa muda com o contexto.
A terra
“Sair da terra” é a expressão que o Êxodo usa para a saída do país inteiro, não de uma região. Não é a saída de Gósen para o deserto, nem os três dias de caminho que Moisés vinha pedindo desde o começo: é a saída do Egito.
A hora
Ainda é noite. A sequência é contínua desde a meia-noite de Êxodo 12:29: a morte, o clamor, Faraó levantando-se, a conversa com Moisés e Arão e agora a pressão da população. Tudo isso acontece antes de amanhecer, e a rapidez com que o texto passa de uma cena a outra acompanha a rapidez do que ele narra.
O evento
O que acontece aqui é a transferência da iniciativa. Até o versículo anterior, a saída de Israel dependia de uma decisão do rei. A partir deste, ela é exigida por quem não tem autoridade nenhuma para exigi-la — e é essa exigência, e não a autorização real, que determina o ritmo dos versículos seguintes.
5. Pontos de Ensino
O medo move mais gente do que a ordem
Faraó autorizou a saída; foi o pânico da população que a tornou imediata. As duas coisas aparecem em versículos vizinhos e produzem efeitos diferentes: uma abre a porta, a outra empurra. O texto registra a diferença sem explicá-la.
O que a autoridade concede, a realidade pode atropelar
A permissão do rei era completa: podiam sair com tudo, sem condição. Ainda assim, quem determinou o tempo de preparo não foi ele — e é por isso que o versículo seguinte fala de massa sem fermento. Uma decisão formal tomada no alto não controla o que acontece na rua.
Quem reage ao desastre raramente reage ao problema certo
Os egípcios concluem que precisam despachar Israel depressa. Não é o que resolveria a situação deles: ninguém, no relato, sugere que a saída rápida diminua o número de mortos já ocorridos. É uma ação de alívio, feita para sentir que se está fazendo alguma coisa — e o texto a mostra sem julgá-la.
O texto não transforma o medo em culpa
Seria fácil escrever que os egípcios agiram por ódio ou por teimosia, e o Êxodo não escreve. Ele põe na boca deles uma frase de gente assustada e segue adiante. Essa contenção é uma escolha, e é ela que impede a cena de virar propaganda.
6. Aspectos Filosóficos
Por que uma comunidade em crise expulsa alguém?
A cena repete um roteiro que aparece em muitas culturas e em muitos séculos. Uma desgraça coletiva cai sobre um grupo humano; o grupo não entende a causa; e então converge — sem que ninguém combine — sobre uma minoria que mora ali, e a expulsa ou pior. Depois a calma volta, e a coincidência entre a expulsão e a calma vira prova de que a expulsão era necessária.
A pergunta filosófica é se esse roteiro é acaso ou mecanismo.
O autor que sustentou que é mecanismo
René Girard (1923-2015, crítico literário e antropólogo francês) dedicou a isso um livro inteiro: O bode expiatório (Le bouc émissaire, 1982). A tese dele sobre o desejo imitado, desenvolvida em obras anteriores e examinada no estudo de Gênesis 37:3, é o pano de fundo; aqui interessa o que ele faz com um tipo específico de documento.
Girard examinou textos de perseguição — relatos escritos por perseguidores, e não por vítimas — e afirmou encontrar neles um padrão fixo, com quatro peças que costumam aparecer juntas.
Primeira peça: uma crise que apaga as diferenças. Peste, fome, guerra civil. O que era ordenado vira indistinto: ninguém sabe mais quem é quem, e as regras de sempre param de funcionar.
Segunda peça: uma acusação que explica tudo de uma vez. Alguém envenenou os poços, alguém atraiu a ira do céu. A acusação não precisa ser verossímil; precisa ser suficiente.
Terceira peça: vítimas escolhidas por marcas, e não por atos. Estrangeiros, doentes, gente de outra religião, gente que mora junto mas não é dali. O que as qualifica é serem de dentro e de fora ao mesmo tempo: próximas o bastante para serem alcançadas, diferentes o bastante para serem separadas.
Quarta peça: a violência ou a expulsão, seguida de alívio. A comunidade se reunifica no ato, e essa reunificação parece confirmar que a acusação era verdadeira.
O passo decisivo de Girard é o seguinte: quem participa disso não percebe o que está fazendo. O perseguidor não se vê como perseguidor — vê-se como alguém que está resolvendo um problema real. Por isso o relato dele sai sincero, e por isso, segundo Girard, é possível reconhecer o mecanismo mesmo em textos que o negam.
Onde o versículo encaixa, e onde não encaixa
As três primeiras peças estão todas aqui, e de forma quase esquemática. A crise existe e é do tipo certo: mortandade em toda casa. A explicação existe e foi dada em voz alta — “estamos todos mortos” é a leitura pública do que está acontecendo. E as vítimas escolhidas cumprem o critério exato: um grupo que vive ali há gerações, que fala com os vizinhos e lhes pede objetos emprestados, e que ao mesmo tempo é contado como estrangeiro desde a primeira página do livro.
Mas a quarta peça não está, e a ausência é o que torna a comparação interessante.
Não há linchamento. Não há sangue de hebreu. Israel não é morto, não é ferido e não é humilhado: é apressado — e, dois versículos adiante, é presenteado. Uma cena que tinha todos os ingredientes para terminar em massacre termina em despedida com bens.
Há ainda uma diferença de fundo, e é a que Girard mais destacou. Os textos de perseguição que ele analisa foram escritos pelos perseguidores e adotam o ponto de vista deles. Este não. O Êxodo é narrado do lado de quem saiu, e por isso a frase dos egípcios aparece como o que ela é — medo — e não como acusação justificada. Girard considerava essa inversão de ponto de vista a marca distintiva dos textos bíblicos e sustentava que é ela que torna o mecanismo visível. Convém dizer com clareza que isso é uma tese dele, discutida e contestada, e não um resultado estabelecido.
O guarda-corpo
Girard não está comentando este versículo, e o Êxodo não faz antropologia: não explica o comportamento dos egípcios, não propõe mecanismo nenhum e não diz o que se passava na cabeça deles. A ferramenta serve para perceber por que a cena parece familiar a quem conhece outras crises coletivas — e para notar, com precisão, o ponto em que ela deixa de seguir o roteiro.
7. Aplicações Práticas
O que o pânico faz com o tempo
A consequência prática mais imediata do versículo é a do versículo seguinte: quem sai apressado sai com o pão cru. O medo não tira só a calma — tira o tempo de preparo, e a falta de preparo cobra depois.
Isso tem uso direto em decisões reais. Quando uma emergência força uma escolha “para agora”, o que costuma faltar não é coragem: é o intervalo entre o susto e o ato. Perguntar “quanto disto precisa ser resolvido nesta hora, e quanto está sendo antecipado pelo medo?” é uma pergunta barata e que quase sempre economiza estrago.
Pressa alheia não é a sua urgência
Israel não estava com pressa: o cronograma foi imposto de fora, por gente aterrorizada. Acontece o mesmo em qualquer relação — no trabalho, na família, num negócio. Alguém em pânico transmite o ritmo dele, e esse ritmo entra em você sem passar por decisão nenhuma.
O que a cena mostra, sem dar conselho, é que o ritmo da saída foi de quem estava com medo, e não de quem estava saindo. Perceber de quem é a urgência que está pautando uma decisão é metade do trabalho.
O limite deste item
O versículo não traz aplicação moral. Não há aqui virtude a imitar nem erro a evitar: há uma população assustada agindo como populações assustadas agem. Quem quiser extrair regras de conduta desta frase vai acabar moralizando o medo alheio — que é justamente o que o texto não faz.
8. Perguntas e Respostas Reflexivas
Os egípcios acreditavam que a praga viria sobre eles também?
É o que a frase deles diz, e o texto a registra sem comentar. O Êxodo não informa se tinham razão, não diz se mais alguém morreu e não confirma nem desmente a expectativa.
Pelo que se sabe do modo como se pensava a ação divina naquele mundo, a expectativa era razoável. Isso não é o mesmo que dizer que era verdadeira — é dizer que não era irracional, e a diferença importa para não ler a cena como histeria.
Por que eles pressionam o povo, e não o rei?
Porque o rei já tinha decidido. A autorização saiu no versículo anterior e era completa. Pressionar Faraó não adiantaria nada: o que faltava era que Israel efetivamente saísse.
Há um dado de posição por trás disso — os egípcios comuns não tinham acesso ao palácio e tinham acesso aos vizinhos. Eles agiram onde podiam agir.
Israel foi expulso ou foi libertado?
O próprio livro dá as duas respostas, e dá de propósito.
Do lado de quem manda sair, é expulsão: o capítulo dirá isso adiante, e o anúncio de Êxodo 11:1 já usara o verbo de escorraçar. Do lado de quem sai, é libertação — e é assim que o Êxodo vai chamar o dia daqui a poucos versículos. As duas descrições são do mesmo acontecimento, e o texto não considera que uma anule a outra.
Por que os egípcios não atacaram Israel?
Essa é uma pergunta que o texto levanta ao não respondê-la. Um país em pânico, convencido de que um grupo estrangeiro atraiu a morte sobre as casas dele, tinha à mão uma reação bem mais comum na história do que a que está escrita aqui.
O Êxodo não explica a contenção. Uma leitura possível é que o medo do Deus que causou aquilo cobrisse também os protegidos dele — atacar Israel seria provocar de novo quem já estava matando. Outra é que a narrativa simplesmente não se interessa pelo assunto. Não há como decidir, e a pergunta continua valendo.
Se a saída já estava autorizada, por que o texto registra a pressão?
Porque ela explica um detalhe material que vem a seguir e que o livro leva a sério: o pão que não deu tempo de crescer. Sem a pressão, a massa sem fermento não teria causa dentro do relato, e a festa que se funda nela perderia o fato que a origina.
9. Conexão com Outros Textos
O medo que inaugurou a opressão
Êxodo 1:10 — “Vamos agir com astúcia contra ele, para que não se multiplique mais e, se vier uma guerra, não se junte aos nossos inimigos, lute contra nós e suba desta terra.”
O trabalho forçado nasceu do receio de que Israel saísse da terra. Onze capítulos depois, os egípcios apressam a saída da terra. O medo continua sendo o motor; o que mudou foi a direção em que ele empurra.
A promessa da mão forte
Êxodo 6:1 — “Então o SENHOR disse a Moisés: ‘Agora você verá o que farei a Faraó: com mão forte ele os deixará ir, e com mão forte os expulsará da sua terra.’”
“Forte”, ali, é a palavra que reaparece como verbo neste versículo. A promessa fala do rei; o cumprimento, como o texto o escreve, envolve o país.
O fecho do verbo duro
Êxodo 12:39 — “E cozeram a massa que tinham tirado do Egito, em bolos sem fermento, porque ela não tinha levedado; pois foram expulsos do Egito e não puderam demorar-se, nem fizeram provisão para si.”
A palavra dura — expulsos — fica reservada para lá, e é lá que o anúncio de Êxodo 11:1 se completa. Aqui o Êxodo ainda usa o verbo neutro de despachar.
A mesma frase, na boca de Israel
Números 17:12 — “Então os filhos de Israel falaram a Moisés, dizendo: Eis que nós somos mortos, perdidos somos, todos nós somos perdidos.”
Depois de uma mortandade no acampamento, os israelitas dizem sobre si exatamente o que os egípcios disseram. A frase não é, portanto, marca de egípcio nem de pagão: é o que gente aterrorizada diz, e o texto a põe nas duas bocas.
O comentário que um salmo faz da cena
Salmos 105:38 — “Até o Egito se alegrou com a saída deles, porque seu temor tinha caído sobre eles.”
Um salmo de recapitulação lê este versículo e resume o motivo numa palavra: temor. É a leitura mais antiga que existe do episódio dentro da própria Bíblia, e ela concorda com o que está escrito aqui.
O primeiro hebreu mandado embora por medo
Gênesis 26:16 — “E Abimeleque disse a Isaque: ‘Afaste-se de nós, pois você se tornou muito mais poderoso que nós.’”
Um rei filisteu manda Isaque embora com o motivo declarado: ficou forte demais. É o mesmo raciocínio de Êxodo 1:9, e é o padrão que o Êxodo herda — o hóspede que prospera vira ameaça, e a solução proposta é sempre mandá-lo sair.
A reviravolta que vem logo depois
Êxodo 12:30 — “Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos e todo o Egito; e houve grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.”
O versículo imediatamente anterior explica de onde vem a frase deste. O clamor e a pressa são dois momentos da mesma noite, e o segundo é o que o primeiro produz quando o choro passa a querer resolver alguma coisa.
10. Original Hebraico e Análise
Texto em português
E os egípcios apertavam o povo para apressá-lo a sair da terra, porque diziam: “Estamos todos mortos.”
Texto hebraico
וַתֶּחֱזַק מִצְרַיִם עַל־הָעָם לְמַהֵר לְשַׁלְּחָם מִן־הָאָרֶץ כִּי אָמְרוּ כֻּלָּנוּ מֵתִים׃
Transliteração
wa-techezaq Mitsráyim al-ha-am le-mahér le-shalechám min-ha-árets; ki ameru: kullánu metim.
Análise palavra por palavra
וַתֶּחֱזַק — wa-techezaq, “e apertava”.
Raiz chazaq, na forma simples do verbo, terceira pessoa feminina singular, na forma que encadeia a narrativa. O campo da raiz está desenvolvido no estudo de Êxodo 4:21; em uma linha, ela significa ser forte, firmar-se, agarrar com força, e é a raiz do coração que não cede e a da “mão forte”.
O que é novo aqui são três coisas.
A primeira é a preposição. O verbo não vem sozinho: vem com “sobre”. Ficar forte sobre alguém é a construção de quem prevalece, de quem se impõe por cima — a mesma combinação que aparece em 2 Samuel 24:4, quando a palavra do rei prevalece sobre os capitães. Não é empurrão físico: é pressão que vence.
A segunda é o sujeito. Em todo o ciclo das pragas, o sujeito dessa raiz foi o coração de Faraó. Aqui é o Egito, e o objeto é Israel.
A terceira é o gênero. O verbo está no feminino e o substantivo é masculino, o que gerou explicações desde a Idade Média. A de Ibn Ezra é que a palavra designa o país como unidade, e não a gente. Outra, levantada por gramáticos modernos, é que nomes de terras e de cidades costumam levar concordância feminina em hebraico. As duas convivem, e nenhuma muda o sentido.
מִצְרַיִם — Mitsráyim, “o Egito” / “os egípcios”.
O mesmo nome designa o país e o povo dele, sem distinção. Quando o português precisa escolher entre “o Egito” e “os egípcios”, está resolvendo uma ambiguidade que o hebraico não resolve. A tradução ABC escolheu “os egípcios” porque o verbo descreve ação de pessoas; “o Egito apertava o povo” seria igualmente fiel e menos claro.
עַל־הָעָם — al-ha-am, “sobre o povo”.
Am é povo no sentido de conjunto de pessoas aparentadas, com artigo definido. No Êxodo, “o povo” sem outra marca é sempre Israel.
לְמַהֵר — le-mahér, “para apressar”.
Raiz mahar na forma intensiva, no infinitivo com preposição de finalidade. Significa apressar, fazer depressa, agir sem demora.
O advérbio correspondente, “depressa”, é o que Abraão usa duas vezes em Gênesis 18:6 ao mandar preparar pão para os visitantes — e é o que Deuteronômio 16:3 vai usar para explicar por que a Páscoa se come com pão sem fermento: “porque apressadamente saíste da terra do Egito”. A palavra da pressa deste versículo é a mesma que a lei cita como motivo da festa.
לְשַׁלְּחָם — le-shalechám, “a fim de mandá-los embora”.
Raiz shalach na forma intensiva, infinitivo com preposição e sufixo de terceira pessoa masculina plural.
Na forma simples, a raiz significa enviar. Na forma intensiva, que é a daqui, significa soltar, despachar, deixar partir — e é exatamente a forma da exigência que dá o tom do livro inteiro: “deixe o meu povo ir”, em Êxodo 5:1. A mesma forma tem emprego jurídico na alforria de escravos, como em Deuteronômio 15:12.
O verbo que Faraó recusou conjugar aparece aqui com um sujeito que ninguém previra: quem solta Israel, nesta linha, é o povo egípcio.
מִן־הָאָרֶץ — min-ha-árets, “da terra”.
Preposição de origem mais érets, terra, com artigo. A palavra cobre terra como solo, como território e como país; aqui é o país. A mesma combinação aparece em Êxodo 1:10, na frase que justificou a escravização.
כִּי אָמְרוּ — ki ameru, “porque diziam”.
Conjunção causal mais o verbo de dizer no passado, terceira pessoa do plural. A forma admite “disseram” e “vinham dizendo”; o sentido repetido — gente falando aquilo sem parar — combina com a cena, e é a escolha da ABC.
כֻּלָּנוּ מֵתִים — kullánu metim, “todos nós, mortos”.
Duas palavras, e nenhuma delas é um verbo conjugado.
A primeira é kol, “todo”, “totalidade”, com sufixo de primeira pessoa do plural: “a totalidade de nós”. A segunda é a raiz mut, morrer, na forma de particípio masculino plural.
O particípio hebraico não marca tempo. Ele descreve quem está no estado ou na ação designada pelo verbo, e o tempo vem do contexto. Por isso a frase admite três leituras, todas gramaticais:
Como constatação: “estamos todos mortos” — o desastre já é total.
Como processo: “estamos todos morrendo” — é a leitura de Chizkuni, e é a que melhor explica a pressa.
Como previsão: “vamos todos morrer” — é como a Septuaginta entendeu, com um presente grego de força iminente.
A Vulgata (tradução latina de Jerônimo, do fim do século IV) escolheu o futuro puro: omnes moriemur, “todos morreremos”. A ABC guardou o presente, “estamos todos mortos”, porque é a forma que conserva o choque do original — pessoas vivas usando de si a palavra dos mortos.
Um último detalhe de construção: a frase não tem verbo de ligação, o que em hebraico é normal e lhe dá tom de fórmula, de coisa dita pronta. Não é uma reflexão. É o que se repete na rua.
11. Conclusão
Do que foi examinado, três conclusões se impõem.
A primeira é sobre quem conduz a saída. A autorização do rei não bastou para pôr Israel na estrada; o que pôs foi o medo de gente comum. O Êxodo constrói dez capítulos de disputa entre dois homens e, no momento decisivo, tira o rei da frase e entrega a iniciativa a um sujeito coletivo sem nome. Quem ler o livro como a história de uma queda de braço entre Moisés e Faraó perde justamente o versículo em que a coisa se resolve.
A segunda é sobre o que o texto recusa a fazer com os egípcios. Havia matéria pronta para transformá-los em vilões: eles escravizaram, mataram crianças e perseguiram. O versículo poderia registrar ódio, vingança ou violência; registra medo, e uma frase de gente que se dá por condenada. Essa contenção é o que separa um relato de uma acusação, e é preciso notá-la para ler a noite inteira com honestidade.
A terceira é sobre o preço da pressa. A urgência que este versículo instala não é de Israel: é imposta de fora, por quem está apavorado. E ela tem consequência material imediata, que o texto vai contar na linha seguinte e que a lei vai transformar em festa — o pão que não teve tempo de crescer. O que começou como pânico egípcio terminou virando o sinal permanente pelo qual Israel lembra aquela noite.













